Relacionamentos interpessoais são fundamentais no desenvolvimento do trabalho em qualquer tipo de empresa, principalmente aquelas que têm uma equipe em campo.
Não cometa o erro de achar que não precisa pensar nesse tipo de questão. Um relacionamento ruim com seu motorista influencia negativamente tanto no bem-estar da empresa quanto na organização e produtividade das operações.
Neste artigo, entenda o que significa um bom relacionamento com seu motorista, quais os seus benefícios e como melhorá-lo. Boa leitura!
Um bom relacionamento com seu motorista não é apenas tolerar, na medida do possível, para que as operações aconteçam a trancos e barrancos. Quando dizemos “tenha um bom relacionamento com seu motorista”, queremos ir além de um respeito profissional mútuo; essa saída não resolve o problema.
Um bom relacionamento com seu motorista é você conseguir se comunicar e entender suas demandas. Obviamente que é o gestor quem define o que pode ou não pode ser feito na empresa, mas isso também não significa que precise vir à tona a todo momento.
Antes de buscar estratégias para criar um bom relacionamento com seu motorista, você precisa mudar o seu mindset. Entenda a importância de seus motoristas e comece a ouvi-los. Dessa forma, você conseguirá ver seu negócio por uma ótica completamente nova!
Sim, um bom relacionamento com seu motorista traz inúmeros benefícios para o seu negócio. A melhora na eficiência, na qualidade do trabalho e na agilidade das operações tornam-se evidentes.
Confira os principais benefícios de um bom relacionamento com seu motorista:
É importante ressaltar que um bom relacionamento com seu motorista também traz benefícios a sua marca, pois a imagem da sua empresa é fortalecida; tanto para seus funcionários quanto para seus clientes — ou até mesmo futuros funcionários e clientes!
Isso diminui a rotatividade e tempo de curva de aprendizado, tornando sua empresa mais atraente para novos e bons colaboradores. Caso um funcionário saia da sua empresa, por exemplo, ele irá falar bem da sua gestão e, consequentemente, outras pessoas vão querer trabalhar na sua empresa.
O mesmo vale para possíveis novos clientes. O marketing boca a boca ainda é algo levado muito em conta hoje em dia. Não se esqueça: os melhores profissionais e clientes desejam trabalhar apenas com as melhores empresas!
Existem diversas estratégias que você pode adotar para melhorar o relacionamento com seu motorista. Isso dependerá muito da boa vontade dos colaboradores, mas é seu papel dar o primeiro passo e incentivá-los a isso. Confira a seguir as principais dicas que irão te ajudar a melhorar o relacionamento com seu motorista:
Ter regras claras é fundamental. Oriente a postura dos seus motoristas e explique o porquê de cada regra. Estabeleça, lugares que o motorista não pode parar e os horários de atendimento de cada cliente, caso você atenda em domicílio, por exemplo.
Sem regras, não há parâmetros para medir o comportamento dos seus colaboradores. Sendo assim, os critérios para advertências tornam-se subjetivos e os funcionários acabam praticando más condutas.
Você deseja que seu veículo seja usado para uso pessoal? Que seu funcionário fique ocioso durante o expediente? Que ele gaste mais gasolina do que o necessário correndo pela cidade com o seu veículo?
Se a resposta é não, então procure estabelecer normas que não deixem margem para dúvidas. Uma alternativa é uma política de frotas, que pode ser divulgada sempre que um colaborador novo entrar na sua empresa.
Pode parecer óbvio, mas, infelizmente, muitas empresas não têm o costume de ouvir as considerações dos funcionários e acabam não tendo um bom relacionamento com seu motorista.
Quando o gestor está sempre apto para ouvir a equipe, ele consegue perceber o que está acontecendo com os seus motoristas. E isso não envolve apenas conversas casuais, mas também momentos onde eles possam falar sobre o dia a dia de trabalho, questões organizacionais e outras demandas específicas.
Assim, você antecipa a solução de problemas que poderiam surgir caso você não tivesse ouvido seus colaboradores. Além disso, a medida permite que os colaboradores percebam a importância que eles têm para o seu negócio. Esse é, com certeza, um dos maiores benefícios em ouvir sua equipe!
Os profissionais precisam de feedbacks para que possam entender onde eles estão acertando e onde é preciso melhorar. No entanto, é importante saber a forma que esses feedbacks devem ser dados; mesmo que sem querer, um feedback mal formulado pode quebrar o ânimo do seu funcionário.
Um exemplo prático de feedback prejudicial, é quando comentários negativos são feitos de maneira ríspida na frente de todos os colegas, trazendo desconforto e gerando rixas que poderiam ter sido evitadas. Não importa apenas como o feedback foi dado, mas também quando ele é dado.
Aborde cada funcionário em particular, principalmente quando você quiser dar um “puxão de orelha”. Porém, procure destacar os aspectos positivos do funcionário para, só depois, fazer as críticas.
Também é importante que você estabeleça um dia na semana para realizar uma reunião conjunta com todos os motoristas. Lembre-se: o objetivo das críticas é educar os funcionários e incentivar melhorias.
Manter a seriedade no trabalho é algo necessário, mas é muito bom que existam momentos de descontração e bom humor. O riso é uma atividade relaxante, que possibilita a interatividade entre todos e uma relação mais agradável.
A cordialidade torna o clima da empresa mais leve. Sendo assim, lidere pelo exemplo ao sempre ser cordial e educado. Se você agir com empatia e bom humor, seus motoristas naturalmente também agirão assim.
Um bom relacionamento com seu motorista é importante para manter um clima agradável, mas não é tudo; seus motoristas também precisam ter um bom relacionamento entre si. Aqui, a competição pode ser extremamente prejudicial para o bom andamento das operações.
Portanto, incentive sua equipe a trabalhar sempre em conjunto, sempre com apoio e cooperação mútua. Estabeleça regras que permitam o crescimento conjunto de todos. A partir disso, sua equipe se tornará, de fato, uma equipe.
Você também pode estabelecer um plano de recompensas com base na performance do motorista, como fez Antônio Rogoski, diretor institucional da RGK4IT.
Tendo acesso aos dados dos veículos da sua frota, ele pode melhorar o relacionamento com seus motoristas ao propor um churrasco caso eles não atingissem o limite de multas estabelecido no mês.
Além de evitar custos desnecessários, ele conseguiu promover um clima agradável e colaborativo dentro da empresa!
Para melhorar o relacionamento com seu motorista por meio de um plano de recompensas com base na performance, você precisa encontrar uma forma de ranquear seus motoristas de acordo com as regras preestabelecidas pela sua gestão.
Felizmente, as soluções da RotaExata podem ser integradas, proporcionando um gerenciamento completo do trabalho feito em campo.
Com base no rastreamento veicular, o módulo de automação, o qual oferece 3 pilares que fornecem o que você precisa para criar um ranking de motoristas: as regras, os formulários e o ranking de motoristas.
O módulo permite que você colete informações detalhadas das suas operações. É importante ressaltar que as ferramentas de automação são norteadas pelo rastreamento, o que garante a veracidade das informações.
Resumindo: a partir das regras que você criar com base nos problemas das suas operações e validação das informações pelo rastreamento veicular, você pode criar formulários livres que tem o intuito coletar informações relevantes para sua gestão.
Você cria esses documentos com o conteúdo e o formato que desejar, e os motoristas respondem pelo celular, no app RotaExata mobile.
Os formulários livres podem ser criados para aplicação das seguintes situações:
Há ainda os chamados formulários automáticos, os quais são vinculados às regras de rastreamento, que servem como gatilhos para o envio desses documentos. Essas regras têm por objetivo evitar o uso indevido do veículo e analisar o rendimento dos motoristas em campo.
A partir disso, você pode identificar o desempenho dos motoristas e motivá-los a melhorar. Com base nas informações do rastreamento, o sistema automatiza os pontos positivos e negativos e cria uma classificação.
Esses pontos são atribuídos com base nas regras que você criou, e formam o ranking de forma automática. Se o motorista estiver seguindo-as do jeito certo, ele acumula cada vez mais pontos positivos!
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