Você sabe quais as atitudes fundamentais para se tornar o melhor motorista de caminhões de carga pesada?
Geralmente, empresas que trabalham com o deslocamento de caminhões - portadores de carga pesada - são transportadoras ou distribuidoras, corporações
que trabalham para outras empresas (Modalidade B2B, business to business).
Por conta disso, como motorista desses veículos, você tem a grande responsabilidade de transportar cargas - na maioria das vezes, de grande valor - para que outra corporação dê continuidade ao serviço.
É devido à seriedade e compromisso que essa operação exige, que você deve se atentar a diversos pontos que fazem toda a diferença para a sua empresa se destacar e para que a entrega seja de fato, bem sucedida.
Confira agora as #6 dicas que criamos a fim de te ajudar a alcançar esse objetivo e, além disso, se destacar entre os outros motoristas da sua empresa.
Acompanhe conosco!
De modo geral, as operações com caminhões de carga pesada devem ser cuidadosas e as mais eficientes possíveis, tendo em vista as dificuldades por conta do peso - tanto do veículo quanto da carga - o que exige bastante cuidado na condução.
Ainda assim, por se tratar de uma empresa de transporte ou distribuição dessas cargas, o processo exige que haja uma certa agilidade. Isso tanto por conta dos prazos quanto para gerar um desempenho favorável para a empresa que irá receber os produtos.
Dessa forma, você deve aliar a segurança à economia, tornando a sua operação protegida, mas também ágil.
É exatamente sobre isso que as dicas tratarão!
Na realidade dos caminhões de grande porte, em especial os enquadrados na classificação dos “cavalos mecânicos”, há a problemática dos pontos cegos.
Por ter um tamanho muito grande, é comum que algumas manobras se tornem difíceis de serem realizadas, em especial na entrada ou saída de clientes/destinos.
Segundo os especialistas na condução dos caminhões, os principais pontos cegos são os seguintes:
Sendo assim, ao dirigir um caminhão de carga pesada, atente-se aos pontos cegos e evite acidentes corporativos.
Como você já deve saber - na condição de motorista de caminhão - o preço do combustível não é tão acessível assim, pelo contrário, a média de consumo de diesel de um cavalo mecânico é de 2,5 km/l, podendo variar de acordo com o modelo e as distâncias percorridas.
Sendo assim, gastos desnecessários com combustível devem ser poupados. Evite atitudes que possam gerar esses custos:
Ademais, é importantíssimo ter todos os custos com diesel registrados. Por meio de um sistema de gestão de frotas, esse controle pode ser ainda mais eficaz, visto que mantém a exatidão das informações e garante que o registro dos gastos não seja perdido.
Na maioria das vezes, os caminhões pesados possuem uma média de comprimento de 18 metros, o que reflete no grande espaço que ele ocupa, ao ser estacionado.
Além disso, sua altura tem uma média de 4 metros, medida que impede que esse modelo de veículo seja estacionado em ambientes cuja cobertura é baixa. Inclusive, há grandes riscos desses caminhões transitarem até mesmo em âmbito urbano, visto que a altura de viadutos e pontes pode impedir a passagem.
Nesse cenário, a maneira de estacionar faz toda a diferença e deve ser zelada corretamente!
Certamente, você deseja gerar uma boa experiência ao seu cliente, não é?
Sendo assim, tenha cuidado ao estacionar! Assim você não corre o risco de bater uma parte do veículo na propriedade - empresa - do cliente que você foi visitar.
Se a sua empresa tem clientes localizados em grandes distâncias, há casos em que você tem de realizar viagens longas.
Nessas situações, é fundamental a verificação dos freios antes de partir, tendo em vista que se essa parte do veículo estiver danificada, o veículo pode não desempenhar da forma que deveria e, mais do que isso: pode estar sujeito a acidentes de trânsito.
Para que essa medida de segurança não seja realizada apenas em eventos específicos, o ideal é sempre realizar a manutenção preventiva do veículo. Isso é, tenha dias específicos - periodicamente - para levar o caminhão para uma revisão completa.
Nossa penúltima dica tem relação à carga que o caminhão porta.
Dependendo do produto que você está transportando ou distribuindo, o peso pode ser muito elevado, o que causaria uma certa desestabilidade ao veículo.
Dessa forma, é fundamental ter cuidado ao dirigir, visto que curvas acentuadas ou freadas e aceleradas (eventos de telemetria) são perigosos em casos de veículos muito pesados.
Sugestão extra: se você é um gestor de frota e está lendo esse artigo, uma sugestão é controlar esses eventos de telemetria por meio de um sistema de rastreamento veicular, o qual capta esses dados e transmite a você em tempo real!
Para finalizar, é importante ressaltar que o trabalho deve ser realizado com excelência, e para isso acontecer, você, como motorista, deve se manter animado e motivado.
A fim de manter essa motivação, é importante relaxar! Em casos de viagens longas até clientes distantes, coloque a sua playlist favorita e curta o trajeto o máximo que puder. É claro, mantendo uma conduta prudente e segura.
Assim, ser motorista será mais do que uma obrigação, e sua dedicação chamará a atenção dos seus gestores.
O que acha de alcançar destaque e quem sabe, uma promoção!
Essas 6 dicas foram apresentadas para te ajudar nisso, a ser o melhor motorista de caminhões de carga pesada!
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, te responderemos assim que possível!
Conheça o sistema RotaExata!
Tag: caminhão, carga pesada, entregas, motoristaRotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!