Em síntese, todas as empresas possuem uma equipe de vendas , também chamada de equipe comercial; são esses os colaboradores que realizam reuniões de negócios e visitas aos clientes, na maioria das vezes. Nesse sentido, qual é o carro ideal para equipe de vendas? Ou seja, qual veículo adquirir com essa intenção?
De fato, com a humanização das empresas e, consequentemente, dos processos que envolvem essa realidade, tornou-se necessário que a equipe de vendas esteja ativa na vida do cliente (ou possível cliente), visitando-o sempre que necessário e estando disponível para reuniões de negócios.
Sendo assim, para realizar o deslocamento até esses lugares, são necessários veículos corporativos.
Neste conteúdo, realizaremos o comparativo entre dois veículos recomendados para esse tipo de operação. Você vai conferir as especificações do Uno e do Gol, os carros mais vendidos para pessoas jurídicas. Acompanhe com a gente!
Como o modelo de veículo correspondente a esse tipo de operação não exige o carregamento de cargas - e por isso, não é necessária uma caçamba - e nem mesmo um porte específico e robusto, carros pequenos podem ser utilizados com toda a certeza.
Nesse contexto, os carros compactos são a categoria ideal para o transporte e deslocamento de uma equipe de vendas.
Por serem pequenos e populares, os custos com manutenção não são elevados, assim como o valor de aquisição desses carros.
Além disso, vale ressaltar que um benefício dos carros compactos é a sua economia de combustível. De acordo com os especialistas do portal Notícias Automotivas, metade dos carros considerados “os mais econômicos do mercado” são da categoria dos compactos.
Portanto, essa é uma boa escolha para você que está analisando as possibilidades.
Confira agora os dados técnicos do Uno e do Gol:
De modo geral, a potência corresponde à grandeza que condiciona a quantidade de energia aplicada em um período de tempo no motor do carro.
Para definir a qualidade do motor e o quanto esse renderá em campo, é fundamental que haja uma análise sobre esses números também, a fim de que você tome a sua decisão com uma base concreta - por meio de dados técnicos.
O Uno - versão Drive 1.0 - possui uma quantidade de potência de cerca de 77 cv (cavalo-vapor), sendo seu torque máximo de 10,9 kgfm.
Quanto a proporção entre peso e potência, o Uno tem uma média de 13,1 kg/cv.
No Gol - versão G7 1.0 -, o número correspondente à potência é de 84 cv (cavalo-vapor), sendo o torque em média de 10,4 kgfm.
A relação entre peso e potência no Gol, em contrapartida, é de 11,9 kg/cv.
Pode-se perceber, portanto, que apesar das proporções de peso e potência serem parecidas nos dois carros em comparação, a quantidade de potência do gol é bem maior, se comparada ao Uno.
Na realidade das empresas que realizam operações comerciais, ou seja, para reuniões de negócios, apresentações de produto ou serviço, visitas aos clientes e acompanhamento dessa mesma clientela, é essencial que os veículos sejam econômicos.
Por conta disso, quanto menos o consumo de combustível, melhor para esse modelo de negócio.
Acompanhe as informações relacionadas a isso:
Em síntese, o consumo de gasolina do Uno Novo (versão 2021) é de aproximadamente 13,2 km/l em âmbito urbano e 15,2 km/l na estrada.
Já no Gol, esse consumo de gasolina tem média de 13,3 km/l na cidade e 14,4 km/l em âmbito rodoviário.
Tendo isso como base, nota-se que apesar de serem números parecidos, o uno é mais econômico na estrada, ao passo que o gol possui pouca variação entre o âmbito urbano e o rodoviário.
Portanto, cabe a você analisar quais são os itinerários mais recorrentes em seu cotidiano de trabalho e se as rotas passam com mais frequência por âmbitos urbanos ou rodoviários.
Dependendo do tamanho da sua equipe de vendas - ou seja, o número de pessoas que se dirigem às reuniões de negócios e às visitas aos clientes - o tamanho do veículo ideal para o seu tipo de operação pode variar.
Ademais, as dimensões dos carros são importantes por conta dos materiais de apoio ou de apresentação, carregados pela equipe comercial.
Neste sentido, fatores como a quantidade de pessoas e as características dos materiais são decisivos para a sua escolha de veículo.
Confira agora as dimensões de cada um dos carros:
Uno: 3280 mm de comprimento, 1636 mm de largura e 1480 mm de altura;
Quanto à capacidade de carga útil, esse número no Uno é de 400 kg.
Gol: 3892 mm de comprimento, 1656 mm de largura e 1464 mm de altura.
No gol, a capacidade de carga útil é de 434 kg.
Percebe-se, dessa forma, que tanto as dimensões gerais dos carros, quanto a capacidade de carga do Gol são superiores às do Uno.
Para finalizar o nosso comparativo, criamos quadros com algumas vantagens e desvantagens, para facilitar a sua escolha:
Vantagens do Uno | Desvantagens do Uno |
Baixo valor de aquisição. | Potência reduzida, em comparação aos outros carros do mesmo porte; |
Manutenção preventiva barata. | Baixa capacidade de carga. |
Vantagens do Gol | Desvantagens do Gol |
Boa economia de combustível; | Tecnologia retrógrada; |
Motor bastante potente. | Peças frágeis. |
Para finalizar, vale lembrar que as operações comerciais são responsáveis pela construção da imagem da sua empresa perante à clientela. Por isso, é essencial que tanto a condição do veículo quanto a sua posição nas reuniões e visitas tenham um bom desempenho.
Nesse contexto, separamos 4 dicas rápidas para você aplicar em sua empresa, em especial nas operações realizadas pelo comercial. Certamente, seu carro ideal para equipe de vendas em adição as nossas sugestões te proporcionarão resultados!
Dessa forma, unindo-as ao carro ideal, certamente você alcançará grandes vitórias.
Como já comentamos, a imagem que a sua empresa propaga certamente parte da condição dos veículos.
Tendo isso em vista, é de suma importância manter os veículos utilizados pela equipe de vendas sempre bem conservados, a fim de que a experiência dos clientes seja positiva.
Outra forma de gerar uma boa experiência aos seus clientes é treinando a sua equipe comercial, a fim de que o relacionamento entre ela e a clientela traga benefícios para ambas as partes.
Nesse sentido, treine sua equipe para que eles melhorem sua comunicação, estratégias e tratamento humanizado.
Além de treiná-los, é importante que seus colaboradores sejam incentivados e motivados também.
Uma ideia é avaliá-los segundo o seu desempenho, quantidade de vendas ou até mesmo sua condução do veículo da empresa. Nesse quesito, você pode utilizar um ranking de motoristas!
Por último, nossa dica te incentiva a olhar por outra perspectiva: o que os concorrentes do seu negócio estão fazendo? Como você pode diferenciar isso em sua empresa?
Observando esses pontos - ou seja, pesquisando o mercado - você terá um conhecimento maior sobre o seu segmento e novas ideias para inovar a sua corporação.
Você ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Será um prazer esclarecê-la para você. Conta para a gente! Qual é o carro ideal para equipe de vendas?
Além disso, caso queira mais informações sobre o sistema, entre em contato conosco. Nossa equipe demonstrará tudo o que você precisa saber.
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