Estabeleça a comunicação com os motoristas e torne a sua empresa humanizada!

A comunicação entre a equipe interna e a equipe de campo é muito importante durante as operações. Saiba o porquê!

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Desenvolver uma comunicação com os motoristas efetiva é um dos grandes alvos de todas as corporações nos dias de hoje.

Isso porque a colaboração estabelecida entre a equipe de campo e a equipe interna geram um relacionamento maior entre o gestor e os motoristas. Isso, por sua vez, demonstra a humanização da empresa.

Ou seja, é essa interação que torna as relações e os processos da empresa cada vez mais colaborativos e coletivos.

Nas empresas que dependem de frota não é diferente. Essa necessidade existe e é pouco compensada, visto que os gestores não possuem um canal para se comunicarem integralmente com os colaboradores em campo.

Nesse artigo, você vai conhecer a solução perfeita para instituir a comunicação integral com os motoristas além de ter essa comunicação, você poderá gerenciar de forma inteligente e automática tudo o que acontece em campo.

Acompanhe conosco!

(H2) Índice:

  1. Para permanecer invicto no mercado de trabalho, estabeleça a comunicação com os motoristas!
  2. Os ganhos que a humanização e a comunicação proporcionam ao seu negócio
  3. Gestão e monitoramento automáticos: a ferramenta mais completa para quem deseja investir em comunicação!

Para permanecer invicto no mercado de trabalho, estabeleça a comunicação com os motoristas!

De acordo com Peter Drucker, um dos grandes mentores do marketing e do comportamento de consumo, o trabalho em equipe e a comunicação são pilares essenciais para a nova geração de mercado.

Isso porque as pessoas estão à procura de ambientes de trabalho, serviços e produtos que satisfaçam não apenas o desejo de um profissional ou de um consumidor, mas de um ser humano.

Sendo assim, até mesmo a forma como uma empresa e a sua frota veicular são gerenciadas fala sobre a sua marca. 

Qual é a voz que os motoristas têm no seu cenário? Você sabe como está sendo o desempenho deles? Há, de fato, uma comunicação com os motoristas?

Se a sua empresa ainda não estabeleceu processos verdadeiramente colaborativos e nem há a gestão apropriada do trabalho dos condutores, você está ficando para trás!

Os ganhos que a humanização e a comunicação proporcionam ao seu negócio

De fato, o nível de conhecimento que você tem sobre como acontecem os serviços em campo refletem o nível de comunicação com os motoristas e a consequente humanização da sua corporação.

Sendo assim, é ideal que você esteja por dentro do desempenho das operações e do trabalho dos colaboradores, seus atendimentos às empresas clientes e os resultados trazidos nestes processos.

Executando essa gestão personalizada e verdadeiramente completa, você vai usufruir dos seguintes benefícios:

1 - Entendimento das dores e qualidades dos colaboradores

De fato, se você não ouvir as dores dos motoristas, você não conseguirá solucionar essas problemáticas e alavancar ainda mais o seu negócio.

O monitoramento das operações e o acompanhamento delas é fundamental para que você identifique os problemas pelos quais a sua frota está passando.

Assim, você consegue definir o que os condutores estão fazendo de errado e no que estão acertando. É uma forma de criar relacionamento, comunicação, e interação maiores com os colaboradores da empresa. 

comunicação com os motoristas

2 - Boa perspectiva por parte dos clientes

Outro benefício de se ter estabelecida uma comunicação com os motoristas e a humanização dos processos é a forma como os seus clientes passam a enxergar o seu negócio.

Essa mudança de perspectiva acontece porque a humanização não está apenas na forma que você trata os colaboradores, mas também a sua clientela.

Adotando estratégias humanizadas, as empresas ou pessoas que contratarão o seu serviço/comprarão o seu serviço ou solicitarão o que a sua marca oferece, passarão a ter uma experiência ainda melhor com a sua empresa.

Aliás, de acordo com Matt Watkinson: “as boas experiências do cliente refletem fortemente a identidade do cliente. Nossas crenças e valores desempenham um papel decisivo em nosso comportamento como clientes.”

Ou seja, os clientes só vão ver no seu negócio, aquilo que você transparece por meio do serviço, produto e conduta do seu colaborador.

3 - Aumento de produtividade

Por fim, mais um benefício do estabelecimento da comunicação com os motoristas é o aumento da produtividade, uma das principais consequências a curto prazo.

Tenha em mente que quanto mais motivados os seus motoristas, maior será o seu rendimento!

Expandir o seu contato e comunicação com eles, além de investir em um gerenciamento realmente eficiente faz toda a diferença!

São benefícios incríveis!

Todavia, é necessário que você comece a colocar isso em prática a partir de agora mesmo! As empresas humanizadas são as que mais alcançam vantagem competitiva no mercado atual.

Portanto, se você não investe em um meio de tornar isso realidade, sua corporação pode estar sofrendo prejuízos muito grandes.

Abaixo, te apresentaremos a ferramenta desenvolvida justamente para solucionar esse problema. E mais: ela resolve de uma forma automática e moderna, poupando seu tempo e esforço. É a funcionalidade que a sua empresa precisava!

Gestão e monitoramento automáticos: a ferramenta mais completa para quem deseja investir em comunicação!

É hora de atualizar a sua empresa e tornar seus processos mais colaborativos!

Como já comentamos, para evitar passar por prejuízos e ser ultrapassado pelos concorrentes do seu segmento, gerenciar adequadamente as operações - de forma personalizada e com uma comunicação efetiva - é a chave.

Entretanto, você não pode parar por aí! Aplicar uma gestão e um monitoramento de excelência exige tempo, esforço e pode acabar tirando o seu foco de outras coisas que também precisam ser atendidas.

O software da RotaExata trabalha com funcionalidades que podem se integrar entre si, proporcionando um gerenciamento integral e completo do trabalho da sua equipe de campo.

Na plataforma, você encontra o chamado módulo de automação, o qual oferece três pilares ideais que vão tornar a sua empresa humanizada: as regras, os formulários e o ranking de motoristas.

Como exatamente tudo isso funciona?

Resumidamente, o módulo permite que você faça a coleta de informações detalhadas acerca do dia a dia do motorista.

Sendo assim, a colaboração já começa aqui: para saber exatamente o que está acontecendo durante as operações, seus colaboradores devem dar sua contribuição, tornando a sua gestão integrada!

É importante ressaltar que toda a ferramenta de automação é norteada pelo rastreamento, o que torna suas informações verdadeiramente exatas e embasadas.

Para iniciar, você pode criar os chamados formulários livres.

Esses formulários têm como intuito coletar informações relevantes para a administração da operação. Ou seja, você cria esses documentos com o conteúdo e o formato que desejar, e os motoristas os respondem em seu smartphone, no sistema RotaExata mobile.

Os formulários livres podem ser criados para aplicação das seguintes situações, por exemplo:

  • Comunicação com os motoristas durante o expediente: você pode utilizar um formulário livre para coletar informações de início e fim de expediente.
  • Direcionadas ao acompanhamento de custos: caso haja um sinistro ou uma infração durante o itinerário, o motorista pode responder com uma justificativa ou com uma foto da avaria.

Há ainda os chamados formulários automáticos, os quais são vinculados às regras de rastreamento, que servem como gatilhos para o envio desses documentos.

Essas regras têm como intuito corrigir o uso indevido do veículo e analisar o rendimento dos motoristas em campo.

Portanto, elas podem ser:

  • Voltadas para o acompanhamento de desempenho: sempre que o motorista chegar no cliente para prestar seu serviço ou realizar a entrega, a regra é acionada.

Com esse gatilho, um formulário automático é enviado ao colaborador.

Os formulários são respondidos por meio do sistema pelo navegador do celular, ou deixar o sistema salvo por PWA, com o seu usuário motorista criado por você.

Eles são criados de acordo com cada situação e são desenvolvidos por você justamente para que você insira o que achar melhor para gerenciar suas operações.

Eles podem ser compostos por aspectos como: solicitação de uma foto, checklist, checkbox, assinatura digital, o que você desejar!

O objetivo principal dessa funcionalidade é coletar as informações para monitoramento e para gerenciamento. Como você viu,os formulários podem ser relacionados às regras ou não.

Como são os próprios condutores que respondem - ou seja, fornecem as informações para você - eles colaboram na organização e na sistematização das operações de campo, participando ativamente do processo.

Ranking de motoristas: a comunicação com os motoristas identifica seu desempenho!

Para finalizar o conteúdo, ressaltamos ainda mais uma funcionalidade da automação, que é o ranking de motoristas.

Afinal, a motivação faz toda a diferença no desempenho do colaborador, concorda?

O ranking tem exatamente esse intuito: com base nas informações do rastreamento, o próprio sistema automatiza os pontos positivos e negativos para o ranking, criando uma classificação.

Esses pontos são atribuídos com base nas regras que você criou, e formam o ranking de forma automática. Se o motorista estiver seguindo-as do jeito certo, ele acumula pontos positivos, por exemplo.

O ranking é uma boa forma de acompanhar o progresso dos colaboradores e manter uma aproximação com eles, inclusive realizando uma gestão de pessoas nesse processo!

Assim, a sua empresa - agora mais humanizada por conta da comunicação com os motoristas - alcança resultados cada vez maiores, bem como se diferencia dos concorrentes de uma maneira extraordinária!

comunicação com os motoristas

Genial, né?

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Quer saber mais sobre o módulo de automação na construção de uma empresa mais humanizada?

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