Desempenho dos motoristas: como aumentar a produtividade do meu time?

Saiba o que causa uma diferença no desempenho dos motoristas e como melhorar a produtividade da sua equipe

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ÍNDICE

  1. O que causa uma diferença no desempenho dos motoristas?
  2. Como melhorar o desempenho dos motoristas?
  3. 4 dicas para você avaliar corretamente o desempenho dos motoristas
  4. Aumente a produtividade da sua equipe: faça um ranking de motoristas!

Otimizar as operações em campo é fundamental para que exista um aumento na produtividade da sua empresa. Para isso, é importante que seus motoristas estejam desempenhando suas atividades com qualidade e ética. 

Busque entender porque um motorista consegue, por exemplo, realizar mais entregas ou atender mais clientes com exatamente o mesmo tempo de operação em campo.

Quais são as causas dessa diferença? De quem é a responsabilidade por esse problema? Antes de responder essas e outras dúvidas, você precisa entender que garantir essa avaliação do desempenho dos motoristas é sua responsabilidade.

Desenvolva boas práticas que permita a observação e avaliação do desempenho dos motoristas. Ao mensurar a performance de seus funcionários, é possível identificar pontos de melhoria.

Neste artigo, você vai saber o que causa essa diferença de desempenho dos motoristas, quais as consequências dessa diferenciação e como melhorar a produtividade de toda sua equipe. Boa leitura!

O que causa uma diferença no desempenho dos motoristas?

Antes de avaliar o desempenho dos motoristas, você deve considerar as causas dessa diferenciação. A partir desse conhecimento, você poderá pensar em encontrar uma forma de melhorar a produtividade da sua equipe. 

A seguir, conheça os principais fatores que causam essa diferenciação de desempenho dos motoristas:

Uso pessoal do veículo empresarial

O uso pessoal do veículo da empresa é um fator que gera muita diferença no desempenho de dois ou mais motoristas. 

Enquanto um motorista realiza seus atendimentos/entregas o outro pode estar, por exemplo, indo a lojas para fazer compras ou ao banco para pagar suas contas pessoais.

Realização de trabalhos paralelos

Relacionado ao uso pessoal do veículo da empresa, a realização de trabalhos paralelos é outra prática antiética praticada por muitos motoristas.

Ao invés de realizar apenas as demandas da sua empresa, seu motorista pode estar fazendo entregas e atendimentos paralelos, gerando uma diferenciação no desempenho dos motoristas.

Ócio durante o expediente

A ociosidade pode ser descrita como falta de compromisso com o trabalho, indolência, inatividade e até mesmo falta de ética por parte do motorista.

Esse é um fator que gera diferenciação no desempenho dos motoristas. Diferente do motorista que realiza seu trabalho com ética, o motorista ocioso estaciona no posto para bater papo, na padaria para tomar café, em locais afastados para dormir, entre outras condutas antiéticas.

Má distribuição dos atendimentos

Se a distribuição dos pontos de atendimento for montada sem um planejamento estratégico que distribua as rotas de maneira otimizada, seus pontos de atendimento podem ficar dispersos uns dos outros em relação aos horários. 

Isso faz com que seus funcionários tenham que, por exemplo, atravessar a cidade com o veículo da empresa para atender o horário de uma demanda que talvez outro veículo seu estivesse mais próximo, causando uma diferença no desempenho dos motoristas.

Falta de reuniões e treinamentos periódicos

Como você pode ver, a conduta de alguns motoristas pode ser um dos fatores que gera diferenças na produtividade e desempenho entre eles. Assim, surge o desafio de corrigir o uso indevido dos veículos por parte dos colaboradores, a fim de gerar um padrão organizacional dentro do seu negócio.

Além de estabelecer normas e regras com tudo o que pode ou não pode ser feito com o veículo da empresa, você também deve promover reuniões periódicas e treinamentos onde seus colaboradores tenham voz para falar sobre as operações em campo.

Dessa forma, você estará direcionando os seus colaboradores para operações mais organizadas e regradas e, por consequência, você verá uma melhora significativa no desempenho dos motoristas!

Como melhorar o desempenho dos motoristas?

 

Agora que já conheceu algumas das principais causas que influenciam negativamente na produtividade da sua equipe, você deve estar se perguntando: como posso melhorar o desempenho dos motoristas?

Primeiramente, é preciso tomar medidas capazes de facilitar não apenas o trabalho desses profissionais, como também de extrair o máximo de seu potencial. É nessa lógica que se insere a avaliação de desempenho dos motoristas.

Uma empresa que se preocupa com a produtividade da sua equipe deve saber exatamente como conduzir a avaliação de desempenho dos motoristas a partir da observação de uma série de elementos. 

Aqui, estamos nos referindo a uma forma de medir a performance individual de cada colaborador. Isso é essencial para um negócio, pois permite que diversos pontos sejam corrigidos e melhorados. 

É a partir da avaliação de desempenho que gastos com manutenção corretiva diminuem, pois a empresa pode adotar boas práticas e aumentar a durabilidade dos veículos e, consequentemente, a segurança dos condutores.

Com esse tipo de abordagem, o gestor também evita custos desnecessários com multas, que muitas vezes acontecem por más condutas dos motoristas, como dirigir além do limite de velocidade e fazer paradas em locais proibidos.

Isso sem falar em problemas que geram muito mais dor de cabeça, como um acidente com veículo da empresa!

4 dicas para você avaliar corretamente o desempenho dos motoristas

Fazer uma avaliação de desempenho dos motoristas é essencial, mas precisa ser feita corretamente. Não adianta de nada você investir seu tempo observando a produtividade de seus colaboradores se os pontos que estão sendo vistos não são os melhores.

Nesse sentido, separamos 4 dicas para te ajudar a avaliar corretamente o desempenho dos motoristas. Veja a seguir:

1. Avalie o cumprimento de prazos e horários

Como você lida com os seus colaboradores? Existem normas definidas com os procedimentos que devem ser seguidos durante as operações em campo? Se a resposta for não, então falta um planejamento que torne o cumprimento de prazos e horários mais adequado a sua gestão.

Uma maneira bastante simples de fazer isso é com a aplicação de uma política de frotas. Dessa forma, seus motoristas vão saber que existem normas a serem seguidas enquanto estiverem dirigindo o veículo da sua frota. 

2. Defina os indicadores de produtividade que serão avaliados

Um dos maiores problemas relacionado a avaliação de desempenho é os motoristas acreditarem ter produzido mais do que foi apontado por você ou buscarem maneiras de justificar a baixa produtividade. 

Sendo assim, é necessário que você defina indicadores de desempenho e produtividade que serão considerados na avaliação, comunique-os aos seus funcionários e explique como eles serão medidos.

Dessa forma, você fará uma avaliação justa e objetiva. Seus funcionários não poderão dizer que alguém está sendo perseguido enquanto outro é beneficiado por motivos arbitrários.

Os indicadores devem ser avaliados conforme a sua operação. Alguns dos indicadores mais usados para avaliar o desempenho dos motoristas são:

  • Percentual de entregas realizadas;
  • Autonomia média do veículo dirigido;
  • Quantidade de multas tomadas;
  • Acelerações, frenagens e curvas bruscas;
  • Número de faltas.

3. Analise os veículos da sua frota

Tenha em mente a necessidade de controlar seus veículos. Isso pode ser feito com uma política simples de avaliação periódica ou por meio de um sistema de gestão de frotas. Tenha atenção tanto à forma como o motorista conduz o veículo, quanto às próprias condições dos veículos.

O consumo de combustíveis e o desgaste dos pneus, por exemplo, costumam ter relação com a forma que os motoristas conduzem os veículos. Quando não existe um controle sobre essa conduta, é comum que gastos desnecessários ligados aconteçam cada vez mais.

E se você soubesse como seus veículos estão sendo conduzidos durante as operações? Isso poderia gerar novos resultados tanto para sua gestão quanto para a empresa em si, aumentando a relevância da sua marca no mercado e ganhando a confiança de cada vez mais clientes! Pense nisso…

4. Premiê o bom desempenho dos motoristas

Estimule seus motoristas por meio de recompensas. Estabeleça critérios de premiações e bonificações com base tanto no desempenho individual quanto coletivo. Dessa forma, seus funcionários ficarão mais instigados a bater as metas.

Essa premiação não precisa ser, necessariamente, financeira, mas viagens com a família, eletrodomésticos, idas a restaurantes da cidade, por exemplo, são muito interessantes.

A família do funcionário saber que ele está sendo bem avaliado é um motivo de orgulho, por isso envolva todos na premiação!

Quem não gostaria de chegar em casa e anunciar a família que vai receber uma premiação por ter feito um bom trabalho? Quem não se sentiria motivado a trabalhar cada vez mais focado, sabendo que, no fim do ano, poderá proporcionar uma viagem especial para a família? 

Além de ajudar você a controlar melhor a qualidade das operações, você deixa claro para possíveis novos funcionários que sua empresa valoriza bons profissionais. Você vai estar mostrando para todos que vale muito a pena trabalhar nela.

Premiando bons resultados na avaliação de desempenho, você estimula a sua equipe, fazendo com que ela tenha motivos para estar sempre em busca de uma performance melhor.

Essa abordagem é um diferencial de empresas que desejam se manter relevantes no mercado. Experimente trazer isso para o seu negócio também!

Aumente a produtividade da sua equipe: faça um ranking de motoristas!

Como você pode ver neste artigo, é extremamente importante que você mantenha sua equipe motivada.

Uma boa ideia é criar regras de pontuação para formar um ranking de motoristas. Você pode, por exemplo, estipular uma média de gasto de combustível como meta, e assim, instigar os motoristas a economizarem visando a redução de custos.

Para que seu ranking seja guiado por informações verdadeiras, o módulo de automação tem por base o sistema de Rastreamento Veicular RotaExata, permitindo que você colete cada detalhe do que acontece nas suas operações em campo. 

Dessa forma, é possível ver no ranking quem mais ganha ou perde pontos de acordo com as regras pré estabelecidas pela sua gestão e os eventos captados pelo rastreamento veicular durante as rotas. 

Assim, os motoristas podem acompanhar seu desempenho individual e ver se eles estão melhorando ou não.

Ao final de um período, dê alguma premiação para recompensar a produtividade dos melhores motoristas. Além disso, ofereça treinamentos para aqueles que não estão indo bem no ranking.

Lembre-se: as regras que você criar para o seu ranking devem ser com base nas maiores dificuldades de sua empresa, ou seja, é fundamental criar itens de controle em áreas que você sente que há problemas.

Pode ser, como no exemplo, relacionado ao gasto do combustível, mas também pode ter foco no atraso de entregas, no volume de manutenções, quantidade de multas, entre outros. 

Com certeza, o controle da frota por meio do registro das informações é importante para uma gestão eficiente!

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