Veículos e Fim de Ano • Cuidados para não ferver (a cabeça)

Listamos as principais dicas e cuidados para você que vai pegar a estrada com seus veículos, ou deixá-lo alguns dias parado, veja como evitar dores de cabeça.

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Caro leitor
Este conteúdo é orientado para quem deseja ou já utiliza o sistema RotaExata, porém, as orientações também se aplicam a qualquer processo ou sistema que por ventura você se identifique.

Chega a época do ano com a combinação mais perigosa que manga com leite. Veículos e Fim de ano. Seja porque muitos veículos que passaram o ano parados vão pegar a estrada ou porque muitos que não tiveram um minuto de paz, agora vão entrar de férias junto com seus motoristas.
Oficinas lotadas, falta de peças e muita, muita gambiarra para deixar em ordem aqueles veículos que mal viram uma manutenção no decorrer do ano. Por isso, dividimos em duas partes algumas dicas de manutenção para aqueles veículos que vão pegar a estrada e para aqueles que vão ter o merecido descanso na garagem.

Boa leitura ;)


5 Dicas e Cuidados para você que vai deixar seu veículo parado fim de ano

Vamos começar falando principalmente para veículos de frota, que naturalmente rodaram muito mais quilômetros, muitas horas e tiveram (ou deveriam ter tido) um regime de manutenções muito mais intenso durante o ano.

1 - Higienização

Pouco lembrada mas de extrema importância, manter seu veículo limpo (em todos os aspectos) antes de você deixá-lo parado, ajudará na conservação do mesmo, uma vez que estará menos propenso a ter riscos, umidade (que pode provocar oxidações) e mofo.

Essa prática além de deixar o veículo pronto para quando voltar à atividade, muitas vezes lhe salva daquele documento importante que teria ficado para trás se você não tivesse feito aquela organização, ou mesmo aquela fruta da sua sobremesa que rolou para baixo do banco e você não viu. Não queira imaginar o odor quando você voltar no início do ano. Mantenha seu carro limpo

2 - Combustível

Outro ponto importante, é sobre combustível parado. Embora um período de 15, 20 dias não signifique imediatamente um problema, mas sim, combustível tem prazo de validade, e aos poucos o mesmo vai perdendo suas propriedades e isso pode implicar tanto no comprometimento de outras peças, como bicos injetores, filtro de combustível, velas, entre outros, como no próprio consumo.

O ideal é que você evite ao máximo deixar o veículo chegar em níveis de combustível abaixo de ¼ de tanque, visto que toda a “sujeira” proveniente da baixa qualidade do nosso combustível fica acumulada no fundo do tanque e quando você frequentemente roda nesse nível, essa sujeira passa a circular em todo o sistema, o que contribui significativamente no entupimento, principalmente dos bicos.

Para completar a cereja do bolo, por desconhecimento você ouve os “conselhos” do frentista e decide pôr a tal gasolina aditivada que promete mil maravilhas, além de um “desconto maior”. Por falar em Gasolina Aditivada, vamos abrir um parênteses porque agora eu preciso desabafar.

Quer saber a verdade sobre a Gasolina aditivada? Vamos lá.

Já lavou louça sem detergente? É horrível eliminar a sujeira, gordura e deixar de fato a louça limpa, não é? Mas quando você aplica o tal detergente, tudo muda da água para o vinho, a sujeira sai numa facilidade inacreditável, isso porque as propriedades do detergente agem diretamente sobre a sujeira, "amolecendo-a" e facilitando a sua remoção pela água.

" - Tá mas, o que isso tem a ver com gasolina aditivada? "

Imagem da silhueta de um homem segurando um cachimbo na boca em uma mão, com uma lupa na outra, vestindo um chapéu e um sobretudo, fazendo referência ao personagem Dr. Watson, da série Sherlock Holmes, em um fundo verde escrito Gasolina Aditivada (combustível de veículos) e a logomarca da RotaExata

Elementar meu caro Watson! A gasolina aditivada como o próprio nome diz, é uma gasolina comum com um percentual de aditivos, parte desses aditivos é uma espécie de detergente, que sim, vai ajudar a “limpar” seu sistema.

“- Ué, mas então o frentista não mentiu para mim!”

Não mentiu, mas não falou totalmente a verdade. Assim como na louça, quando você utiliza o detergente, ele facilita para soltar a sujeira, mas ele não a faz evaporar, ela solta e geralmente vai literalmente por ralo abaixo.

No caso do seu veículo é um pouco mais complicado, a sujeira solta e vai para os componentes de filtragem antes de chegar na câmara de combustão, o problema é que praticamente ninguém após usar a gasolina aditivada, substitui os filtros que receberam essa sujeira do tanque de combustível, e ai o que acontece? O tal entupimento.

Mas tem mais, lhe convido para fazer uma conta em papel de pão comigo: Qual combustível possui “menos gasolina”? Qual você acha que vai lhe entregar uma melhor autonomia? Calma que pode ficar pior, o tal papo de “a aditivada te dá mais desconto”. Será mesmo? Pega o papel de pão aí:

Ilustração de três recipientes, lado a lado, mostrando a diferença entre, o primeiro, com o texto "Este é um Tanque com 100% Gasolina, o do meio com o texto "Por lei, permite-se até 27% de Etanol na Gasolina" e o terceiro à direita, com o texto "Imagine ainda adicionar uma % em Aditivos", ambos simulando veículos abastecidos respectivamente com Gasolina Comum e Aditivada
 Gasolina Comum Gasolina Aditivada
Preço por LitroR$ 5,00 R$ 5,30
Desconto3% 7%
Tanque45 Litros 45 Litros
TotalR$ 218,25 R$ 221,80
Consumo10 km/L 9.5 km/L
Autonomia450 Km 427,5 Km
Custo por KmR$ 0,48 /Km R$ 0,52 /Km

*Suposição


Quer dizer então que a Gasolina Aditivada não presta? Não exatamente. Ela tem seu propósito, que é auxiliar na limpeza do sistema, então utilize com moderação, lembrando que após algumas vezes do uso, você deve checar, limpar e/ou substituir os filtros que reteram todas as impurezas do tanque.

Se você quer utilizar uma gasolina com propriedades melhores, pense apenas nas gasolinas Premium, como a Podium (dos postos BR), OctaPro (dos postos Ipiranga) ou Racing (dos postos Shell). que possuem maior octanagem e são mais refinadas, lembrando que mesmo essas possuem até 25% de etanol em sua composição.

Obrigado pelo desabafo, mas vamos voltar às dicas de Combustível em veículos parados neste fim de ano.

Sabendo agora que, tanque cheio parado é sinônimo de “combustível velho” e que tanque vazio é muito mais propenso de contaminar o sistema, indicamos que você mantenha o mínimo recomendado de ¼ de tanque, uma vez que você não deixará chegar até o final a ponto de contaminar com a sujeira e quando retomar as atividades início do ano, você completará com combustível novinho, sem prejudicar o veículo. O melhor dos dois mundos.

3 - Bateria dos veículos, o Dilema

Este é um ponto delicado, pois embora o recomendado seja desconectar o cabo negativo da bateria para longos períodos parados, há uma estimativa que mesmo assim, uma bateria perca cerca de 3% por dia de sua carga (quando o veículo não é ligado), porém, para veículos que possuem o Sistema de Rastreamento RotaExata, é essencial que a bateria permaneça conectada para o perfeito funcionamento do Rastreador.

Frente a isso, o recomendado é que de duas a três vezes por semana, alguém fique responsável por dar a partida e permaneça com o veículo ligado por pelo menos 15 a 20 minutos (lembrando que o ideal é que o veículo circule, para o resfriamento e lubrificação adequada de todo o sistema), mas certamente mesmo parado, já ajudaria e muito.

4 - Estacionamento

Pense que no Brasil, esta época do ano costuma ter as quatro estações num mesmo dia. Certifique-se que seus veículos estejam em um local seguro, livre das mais variadas ações da natureza, como granizo, ventos fortes, alagamentos, sol intenso, entre outros. Evite deixá-los expostos em lugares públicos onde poderá ser facilmente alvo de marginalidade e sinistros.

Estacionamentos credenciados são uma excelente alternativa visto que geralmente estão bem localizados, com uma estrutura adequada para proteger seu veículo, além de contar com seguro caso ocorra o inesperado, além de que você pode combinar (como um serviço extra) que os mesmos liguem diariamente seu veículo e você poderá acompanhar tudo em tempo real criando regras que emitam alertas do seu Sistema de Gestão de Frotas Inteligente RotaExata.

5 - O Retorno

Passando este período, se você seguiu as dicas RotaExata, vai ser só abastecer e começar a trabalhar. Não se esqueça de, independentemente à época, sempre que possível, crie um check-list para conferir se está tudo funcionando perfeitamente em seu veículo e evite transtornos.

Itens básicos como iluminação, calibragem de pneus, buzina, entre outros devem ser checados frequentemente. Lembre-se, quanto mais você prevenir, menos terá que remediar.

Casal (homem e mulher) sentados no Porta-malas de um veículo (categoria de veículos: minivan) branco estacionada entre árvores com o texto 5 dicas antes de pegar a estrada

Confira os Cuidados em seus Veículos para você que vai pegar a estrada fim de ano

Aqui é onde o filho chora e a mãe não vê! Chegou o mês de dezembro e o mecânico se desespera mais do que quando chega uma Discovery 4 para trocar a correia dentada. Começam a surgir aqueles carros que passaram o ano todo sem uma única troca de óleo se quer. Por isso, mantenha sua manutenção em dia o ano todo para que no fim de ano você se preocupe apenas com o básico. Então vamos ao principal

1 - Segurança em Primeiro Lugar

Imprescindível que você garanta que tudo referente à segurança de seus veículos esteja em dia, freios (se não os freios, pelo menos a buzina para mandar os outros saírem da frente 😁), airbags, cintos de segurança (que nessa época do ano gostam de se esconder entre os vãos do acento 🙄), extintores (ainda que não mais obrigatórios, mas podem fazer à frente na hora do apuro), palhetas dos limpadores do para-brisa como a água do reservatório para garantir total visibilidade, ferramentas para substituição de um pneu (se necessário), entre outros.

2 - Veículos e Arrefecimento

Um dos mais importantes e ignorados itens, o sistema de arrefecimento do motor. Esta é certamente a época com maior número de filas e consequentemente onde os veículos passam muito tempo parados ligados, num clima absurdamente quente e o coitado do seu carro precisa conseguir manter o motor refrigerado sem praticamente nada de vento frio para ajudar na missão.

É essencial que você esteja com tudo em ordem, as ventoinhas trabalhando “a pleno vapor”, líquido de arrefecimento (E NÃO ÁGUA) em dia, para que suas propriedades supram o calor excessivo, radiadores em ordem (sem vazamentos) e as mangueiras em perfeitas condições, principalmente se você deixa o veículo parado a maior parte do ano, elas podem rapidamente ressecar e te deixar na mão quando você mais precisar.

3 - GGG

A famosa frase “Gentileza Gera Gentileza”. Principalmente nessa época, onde os ânimos estão à flor da pele, você está com a ansiedade a mil querendo chegar no seu destino para o merecido descanso, eu sei, mas é inevitável que você encontre no caminho motoristas das mais variadas espécies, os domingueiros de plantão, os espertalhões, os metódicos, os desatentos, os novatos, os “droga, é o Brian” e o Zezão que quer passar por cima de todo mundo.

Pratique a direção prudente, fique atento a tudo, principalmente se ficar parado em descidas como serras. Mantenha-se também na faixa da direita dentro da velocidade da via, isso reduzirá muito seu stress, inclusive, "deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado", Art. 198 do CTB, pode lhe render uma multa, sabia?

4 - Capacidade de Carga

Mais um ponto a ser observado. Seu veículo possui uma capacidade limite de carga indicada no manual do proprietário (ou facilmente encontrado no Google), que deve ser respeitada, considerando inclusive o peso do motorista e ocupantes. A sobrecarga de peso pode gerar riscos para sua viagem e consequência para diversos componentes do seu veículo.

Quem utiliza o Roteirizador RotaExata sai na frente, onde o próprio sistema indica baseado nas características do seu veículo e no peso/cubagem de suas mercadorias, qual o tipo de veículo indicado para distribuir corretamente as cargas e quantos veículos e/ou quanto tempo será necessário para concluir tudo com a operação logística mais otimizada possível, mais economia e menos tempo de entrega.

5 - O Retorno

Ao final do seu período de férias, é de igual importância fazer um check-list para que você garanta a disponibilidade de seu veículo pelos próximos meses. Muitos veículos viajam até o litoral, onde a maresia e a circulação em estradas de areia contamine diversos componentes mecânicos. Essa areia, se não removida logo em seguida, agirá como uma espécie de lixa, arruinando a lubrificação, causando atrito entre as peças, sem contar o alto teor de sódio que contribui diretamente com a oxidação de peças metálicas.

Faça uma lavação minuciosa, verifique a quilometragem rodada para saber se já não está no momento de realizar a próxima troca de óleo, ou até mesmo um simples rodízio ou substituição de pneus. Dedique um tempo para o seu veículo para que ele não te deixe na rua, seja por conta ou através de empresas especializadas em cada área, o importante é ter controle sobre tudo o que acontece com ele, para que você não tenha surpresas pelo caminho.

Tem uma empresa com mais de um veículo e precisa garantir que estejam sempre em pleno funcionamento e sendo bem conduzidos?

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Se cuidem, cuidem de seus veículos e tenham um excelente final de ano, Juízo na Estrada!

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