Considerar apenas o valor do combustível, não é um fator eficaz para saber se sua frota funcionaria melhor com veículos a Gasolina ou Diesel. Presente hoje principalmente em veículos utilitários e de grande porte, o Diesel é o principal combustível responsável por transportar cargas, seja na malha rodoviária, ferroviária e até mesmo naval.
Mas será que os veículos da sua empresa teriam um retorno financeiro mais expressivo se fossem à Diesel?
As diferenças mecânicas são muitas entre um motor Diesel ou Gasolina, mas vamos traduzir superficialmente de um jeito bem simples para que você possa compreender.
Enquanto a Gasolina “explode” quase que instantaneamente quando em contato com fogo, o Diesel tem sua “queima” consideravelmente mais lenta e menos “explosiva”, isso porque suas propriedades suportam uma compressão muito maior até sua explosão.
Sabe aquele ponteiro do seu veículo, o famoso “conta giros” medido por RPM?
Este indicador mostra a quantidade de rotações por minuto que seu motor está trabalhando no exato momento. Em teoria, quanto maior a quantidade de rotações, mais combustível está sendo injetado e mais o seu veículo está consumindo. Por isso, a condução ideal para economia de combustível é diminuir essa rotação ao máximo. Porém, nem sempre será possível. Para vencer subidas, ganhar velocidade ou puxar grandes cargas você terá que fazer uso dessas altas rotações.
Agora que vem “o pulo do gato”. Lembra que o Diesel tem uma resistência maior à explosão do que a Gasolina? Logo, um veículo projetado para usar Diesel, trabalhará com uma rotação muito mais baixa que outro projetado à Gasolina. Então, o Diesel é mais econômico, isso? Não exatamente. Vamos aos outros fatores.
Neste quesito há muitas variáveis em jogo. Começamos por falar do valor médio do Diesel nos últimos 10 anos. Veja:
Preço Médio por Litro |
Salário Mínimo Vigente | Relação Litros por Salário Mínimo |
|
Preço do Diesel em 2013 | R$ 1,72 | R$ 678,00 | 395 |
Preço do Diesel em 2014 | R$ 1,74 | R$ 724,00 | 417 |
Preço do Diesel em 2015 | R$ 1,44 | R$ 788,00 | 547 |
Preço do Diesel em 2016 | R$ 1,24 | R$ 880,00 | 713 |
Preço do Diesel em 2017 | R$ 1,40 | R$ 937,00 | 671 |
Preço do Diesel em 2018 | R$ 2,03 | R$ 954,00 | 471 |
Preço do Diesel em 2019 | R$ 2,02 | R$ 998,00 | 494 |
Preço do Diesel em 2020 | R$ 1,67 | R$ 1.045,00 | 624 |
Preço do Diesel em 2021 | R$ 2,95 | R$ 1.100,00 | 373 |
Preço do Diesel em 2022 | R$ 4,96 | R$ 1.212,00 | 244 |
Como podemos perceber, o valor do Diesel pode se manter por anos estável, sofrendo uma maior variação em períodos de transição de governos (seja nacional ou internacional) ou em condições não previsíveis (como foi o caso da Pandemia, em 2019). Contudo, mesmo sendo um dos combustíveis mais estáveis em relação ao seu valor de aquisição, temos que pôr na balança outros fatores. No Brasil, não é permitido por lei o comércio de veículos de passeio à Diesel, apenas utilitários, como Pick-ups, SUVs, Vans, e veículos de grande porte, cuja capacidade de carga seja obrigatoriamente acima de 1000 kg (como Caminhões, Ônibus, etc). Mas estas categorias, naturalmente, já têm um preço mais elevado, de compra, documentação, manutenção, seguro, entre outros.
Não necessariamente. Continuemos.
Veja este comparativo. Em 2021, a picape média mais vendida foi a Fiat Toro que, por sua vez, tem versões a Diesel e Gasolina (Flex):
Detalhes | Fiat Toro 1.8 Flex | Fiat Toro 2.0 Diesel |
Valor | R$ 105.687,00 | R$ 154.084,00 |
Seguro | R$ 4.756,00 | R$ 6.934,00 |
IPVA (SC) | R$ 2.113,74 | R$ 3.081,68 |
Revisões (até 60.000km) | R$ 5.220,00 | R$ 4.172,00 |
Consumo Urbano | 9 km/l | 9,9 km/l |
Consumo Rodoviário | 11,2 km/l | 12,3 km/l |
Carga Útil | 650 kg | 1000 kg |
Imagine que você possui o melhor Sistema de Gestão de Frotas do mercado, capaz de distribuir suas entregas automaticamente de acordo com as especificações dos veículos disponíveis da sua frota. Você precisa levar 2.000 kg de carga do ponto A até o ponto B em um trecho de 1000 km, considerando uma média de 100km/h, você levará 10h por viagem.
Um veículo seu em condições normais de trabalho, faz 11,2 km/l de Gasolina, mas consegue levar apenas 650 kg por vez. Logo, você precisará:
Número de Viagens: 4
KM necessária para levar os 2000 kg: 4000 km
Quantidade de Litros necessária: 358 Litros de Gasolina
Valor necessário de Combustível = R$1.790,00 para conseguir realizar a entrega
(considerando média de 11,2 km/l com a Gasolina valendo R$5 / Litro)
Agora você têm a mesma situação com um veículo Diesel, que em condições normais de trabalho consome 12,3 km/l de Diesel, mas com capacidade de carga de 1000 kg por vez, logo:
Número de Viagens: 2
KM necessário para levar os 2000 kg: 2000 km
Quantidade de Litros necessária: 163 Litros de Diesel
Valor necessário de Combustível: R$978 para conseguir realizar a entrega
(considerando média de 12,3 km/l com a Gasolina valendo R$6 / Litro)
Além de realizar na metade do tempo (20h de trabalho A MENOS), você percebe que mesmo todos os indicadores do Diesel apresentarem valores maiores, ele em determinadas situações pode representar uma economia para sua frota?
Quando você pensa em reduzir custos para sua frota de veículos, o combustível é a primeira variável que vem em mente e muitas vezes é a única variável. Mas quando você de fato entende que um bom sistema de rastreamento veicular consegue obter dados em tempo real de sua frota e o modo de condução de seus motoristas, e com esses dados você pode tomar decisões de forma realista e estratégica, ai sim você passa a fazer parte do grupo que sabe otimizar e reduzir custos da sua frota de forma inteligente.
Solicite um Contato da nossa Equipe de Especialistas
RotaExata - Rastreamento Veicular e Gestão de Frotas
RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!