Como garantir a qualidade da distribuição de produtos na Black Friday?

Saiba como melhorar a qualidade da distribuição de produtos na Black Friday e todas as oportunidades e desafios logísticos nesse período.

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ÍNDICE

  1. O que é a Black Friday e qual sua importância para o comércio?
  2. Distribuição de produtos na Black Friday: quais as oportunidades e desafios dessa data?
  3. Relatórios automatizados: analise sua frota de maneira simples!
  4. Rastreamento veicular: garanta a qualidade da distribuição de produtos na Black Friday

Manter os processos logísticos devidamente organizados e produtivos na distribuição de produtos na Black Friday é algo crucial. 

Hoje em dia muito se fala sobre o cliente last mile não tolerar atrasos, mas isso também vale para os lojistas. Eles precisam das prateleiras abastecidas a todo instante para atender as demandas dos consumidores, e não vão tolerar atrasos.

Atrasar a distribuição de produtos na Black Friday significa correr o risco de perder clientes e, consequentemente, muito dinheiro. Por isso, fique atento na logística das entregas para você não ficar para trás quando o assunto for entregas dentro do prazo.

De nada adiantará você entrar na competição pela distribuição de produtos na Black Friday sem investimentos em tecnologias que garantam o devido planejamento e organização dos processos logísticos. 

Nesse sentido, desenvolvemos esse artigo para que você tenha a disposição toda expertise necessária para fazer uma distribuição de produtos na Black Friday com qualidade. Boa leitura!

O que é a Black Friday e qual sua importância para o comércio?

A Black Friday é uma data comercial criada nos Estados Unidos onde as lojas e varejistas dão descontos em diversos tipos de produtos durante um dia inteiro, normalmente na última sexta-feira do mês de novembro. 

No Brasil, a Black Friday chegou para ficar em 2010. No começo, estavam envolvidas apenas lojas virtuais, mas o cenário atual é outro: a falta de campanhas durante a Black Friday se tornou um sinal de antiprofissionalismo por parte das lojas e varejistas.

Além de antiprofissional e antiquado, não fazer campanhas de Black Friday é um sinal de falta de atenção aos dados, pois o aumento de vendas nessa data é muito alto. 

De acordo com dados levantados pela Neotrust/Compre&Confie, a data movimentou R$5,1 bilhões em 2020, valor que foi 31% superior se comparado ao mesmo período de 2019.

Já a Enext, empresa focada em soluções para negócios digitais, afirma que “em 2021, o crescimento continuará bastante sólido, uma vez que muitas pessoas que não utilizavam esse canal até o início da pandemia, gostaram da experiência e devem aproveitar os maiores descontos oferecidos pelo comércio eletrônico, mesmo com a reabertura das lojas físicas”.

Fique atento! Se os dados mostram que esse aumento de procura por produtos durante a Black Friday é alta, isso significa que a procura por uma distribuição de produtos de qualidade também será grande.

Distribuição de produtos na Black Friday: quais as oportunidades e desafios dessa data?

Distribuição de produtos na Black Friday: quais as oportunidades e desafios dessa data?

Toda data comercial tem suas oportunidades de altos ganhos financeiros, principalmente a Black Friday que tem um apelo para promoções e liquidações, algo que facilmente fisga a atenção dos consumidores.

Contudo, é preciso observar sua distribuição de produtos na Black Friday com cuidado para não fracassar durante esse período.

Por aumentar as demandas durante a Black Friday, sua frota pode não se adequar a isso e não vencer as demandas, gerando uma distribuição marcada por diversos problemas, como más condutas e atrasos.

A seguir, conheça os desafios que você precisará encarar para fazer uma distribuição de produtos com qualidade durante a Black Friday:

1. Atrasos na distribuição de produtos na Black Friday

O atraso na distribuição dos produtos é uma atitude que lojas e varejistas não querem que aconteça em uma data tão importante para eles. 

Quando isso acontece, eles não irão apenas questionar a qualidade das suas operações como poderão buscar outras empresas que atuem com maior profissionalismo.

Busque organizar suas operações a partir de regiões de atendimento, dessa forma você pode encaixar as demandas de uma maneira que torne suas rotas mais produtivas. 

Não se esqueça: a forma que o mercado vê sua empresa diz muito sobre o sucesso da mesma. Ao atingir todo o potencial logístico da sua frota, você não preserva apenas a qualidade logística da sua frota, como também a imagem do seu negócio!

2. Má conduta dos motoristas durante as operações

Sem regras claras sobre como as operações de distribuição de produtos na Black Friday devem ocorrer, você não pode exigir que seus motoristas tenham uma boa conduta, pois eles nem ao menos sabem o que isso significa.

Portanto, busque aplicar uma política de frota na sua gestão para evitar que seus motoristas digam que “não sabiam”.

Por outro lado, eles podem conhecer as regras e mesmo assim continuar a praticar más condutas durante as rotas. Nesse sentido, você precisa buscar uma forma de observar suas operações mais de perto. 

Alguns exemplos de más condutas dos motoristas são:

Nesse sentido, um rastreamento veicular de qualidade não soluciona apenas os altos gastos de combustível e excesso de multas, como também garante a segurança dos produtos transportados.

Isso se torna mais importante ainda na Black Friday, pois é nessa data onde muitas pessoas decidem trocar seus eletroeletrônicos, como notebooks e celulares. Sendo assim, se torna mais importante ainda garantir que sinistros sejam evitados!

3. Improdutividade devido a falta de planejamento logístico

A falta de planejamento das distribuições de produtos na Black Friday também pode gerar uma economia prejudicada. Sua empresa não atingirá todo o seu potencial se você não acompanhar o deslocamento dos veículos da frota.

Isso tem influência das altas demandas geradas pela Black Friday, mas também não pode ser considerado o único fator determinante. Seus motoristas podem, por exemplo, estar fazendo caminhos maiores que o necessário, gerando operações improdutivas.

Sem contar com os altos gastos de combustível! Ao seguir por rotas maiores do que o necessário, seus motoristas aumentam os gastos com combustível da sua frota. 

Relatórios automatizados: analise sua frota de maneira simples!

Para evitar prejuízos, busque uma solução que resuma diversas informações da sua sua frota de maneira simples. 

Tendo isso em vista, a RotaExata desenvolveu um sistema com relatórios automatizados que tem por objetivo facilitar a vida dos gestores de frota do Brasil todo. A seguir, confira três relatórios que vão te ajudar na distribuição de produtos na Black Friday:

Relatório de Deslocamento dos Veículos 

O relatório de Descolamento dos Veículos disponível no sistema da RotaExata, por exemplo, é um relatório muito útil na distribuição de produtos na Black Friday. Ele fornece informações como:

  • Horário de saída e chegada;
  • Local de saída e chegada;
  • Tempo de deslocamento;
  • Km percorrida;
  • Entre outros.

Além de observar o que acontece durante as operações em tempo real, relatórios como esse mostram, de maneira resumida, tudo o que já aconteceu durante as rotas.

Relatório de Deslocamento dos Veículos

Relatório de Paradas

Já o relatório de Paradas, fornece todas as informações relacionadas ao veículo parado. O que isso significa? Que por meio dele é possível fazer uma média de quantas entregas cada motorista consegue fazer por dia ou semana.

Também saber qual é o tempo médio que os motoristas levam em cada destino final, quais levam mais tempo e quais levam menos tempo. 

Assim, é possível entender o perfil dos seus clientes e, a partir de uma análise guiada por dados estruturados, tomar as atitudes necessárias para melhorar a qualidade da sua distribuição de produtos.

Você pode, por exemplo, distribuir mais entregas para alguns motoristas, diminuir de outros… No fim, o importante é melhorar a produtividade logística da sua frota. Atender menos clientes ou pagar horas extras nunca é a solução!

Relatório de km rodados por período

Outro relatório essencial para empresas que desejam melhorar seu planejamento logístico, é o relatório de km rodados por período

Para que você entenda, façamos um exercício lógico: em um período normal, seus veículos realizam um número médio de entregas, certo? Mas e na Black Friday? Como você viu neste texto, as demandas aumentam exponencialmente.

Nesses períodos, é necessário encontrar uma forma de planejar suas rotas de maneira otimizada. Será preciso atender seus clientes sem que, por exemplo, seus veículos rodem mais e você tenha que gastar mais com manutenções corretivas e, principalmente, combustível.

É nesses casos que o relatório de km rodados se faz útil. Você pode separar suas demandas por cercas virtuais para cada veículo. Caso algum motorista saia da sua determinada região de atendimento, você é notificado na hora!

Relatório de km rodados por período

Além disso, também é possível identificar quais motoristas são mais ágeis na distribuição de produtos. A partir disso, você pode realocar as demandas de acordo com o perfil de cada colaborador da sua empresa.

Além de ajudar na produtividade da sua gestão, esse relatório também serve para assegurar que suas cargas estão seguras e que seus motoristas não estão cometendo usos indevidos.

Quando seu motorista está parado, ele pode estar em um local de risco e com riscos de sinistro ou até mesmo estar perdendo tempo e, consequentemente, atrasando as entregas.

Rastreamento veicular: garanta a qualidade da distribuição de produtos na Black Friday

Conhecer a conduta de cada um dos seus motoristas é primordial para que você evite usos indevidos e atrasos.

A partir disso, você pode melhorar a produtividade da sua gestão e gerir suas rotas de distribuição não apenas na Black Friday, mas em outras datas especiais com alto potencial de ganho financeiro, como Dia das Crianças e Natal.

O rastreamento veicular RotaExata fornece todas as informações necessárias como:

  • Histórico de deslocamento;
  • Acompanhamento em tempo real;
  • Cadastro de regras para os veículos.

Assim, você pode acompanhar tanto a conduta dos seus motoristas em rota quanto a produtividade de seus motoristas de maneira simples.

Rastreamento veicular: garanta a qualidade da distribuição de produtos na Black Friday

Por meio de um sistema com telas intuitivas e de fácil entendimento, você pode observar diversas informações. Como é caso do mapa principal do RotaExata que possibilita visualizar:

  • Velocidade média;
  • Velocidade em cada posição do mapa;
  • Quilometragem média;
  • Percurso realizado;
  • Locais de parada;
  • Tempo que o veículo ficou parado;
  • Entre outros.

Você também pode fazer um planejamento focado na visão ampla das regiões de atendimento. Dessa forma, você irá criar estratégias que acabem de vez com as entregas atrasadas; além de melhorar a segurança e qualidade da sua gestão.

A RotaExata também conta com o melhor rastreador veicular do mercado. Instalado de acordo com diversos protocolos que garantem a segurança e a qualidade do sinal, proporcionando um ótimo posicionamento dos veículos e desenhos de curvas perfeitos.

Acompanhe e descubra más condutas com a criação de regras dos veículos, como:

  • Desvios de rotas;
  • Freadas bruscas;
  • Curvas bruscas;
  • Paradas indevidas;
  • Entre outros.

Ao informar seus colaboradores que estão sendo monitorados a todo instante, eles irão pensar duas vezes antes de cometer más condutas. Essa mudança na sua gestão fará com que suas operações sejam cada vez mais produtivas!

Resumindo, com o Rastreamento Veicular RotaExata você consegue:

  • Monitorar o trajeto e as paradas de seus veículos;
  • Interagir com a sua equipe em campo;
  • Monitorar o comportamento dos condutores;
  • Controlar em tempo real toda a sua frota;
  • Ter seus clientes cadastrados no mapa;
  • Identificar endereços proibidos;
  • Definir pontos de parada;
  • Saber qual cliente toma mais tempo dos seus motoristas.

Muito bom, não é mesmo?

 

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RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


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