Como motorista e prestador de serviços que faz assistência técnica, atente-se ao fato de que a sua operação precisa ser bem sucedida tanto durante o trajeto, como também durante o período de tempo que você fica no cliente.
Por conta disso, existem alguns fatores - importantes e que dependem de você - que você pode aplicar.
Ao representar uma empresa de serviços, cabe a você - como colaborador e condutor do veículo da frota - realizar uma boa operação de campo, a fim de que tanto os clientes sejam beneficiados, como também a corporação onde você trabalha.
Sendo assim, alguns aspectos precisam ser priorizados a cada itinerário que você conduzir; são eles: segurança, economia, experiência do cliente, política de frota e comprometimento com as propriedades da empresa.
Nesse contexto, criamos 6 dicas relacionadas a cada um desses fatores. Nosso objetivo é facilitar o seu trabalho e te dar sugestões de como ser mais produtivo, além de te mostrar o caminho para se destacar em sua corporação, como colaborador que faz assistência técnica.
Acompanhe conosco!
Índice:
De modo geral, as operações de prestação de serviços devem ser organizadas e pontuais, visto que - no caso específico de uma corporação que faz assistência técnica - as demandas surgem no mesmo momento (o que podemos chamar de “pronto atendimento”).
Por causa disso, cabe a você tornar a operação ágil e eficiente, zelando para que os clientes sejam atendidos e fiquem verdadeiramente satisfeitos.
Essa satisfação se dá por meio do resultado do seu serviço; ou seja, você deve se perguntar: sua assistência técnica realmente resolveu o problema do cliente? Mais do que isso, essa resolução aconteceu com excelência e garantia?
Se a sua resposta for “sim” para as duas perguntas, você está no caminho certo. No entanto, se o seu serviço ainda pode ser otimizado, atente-se a algumas questões que preparamos para que a sua operação tenha sucesso!
Como um motorista que faz assistência técnica, você deve saber que para que o seu serviço possa ser efetuado, a maneira pela qual você vai até o destino - isso é, o veículo - e os equipamentos que você usará durante a assistência precisam estar em boas condições.
Por conta disso, lembre-se de levar os seus veículos para revisões periódicas de manutenção preventiva. Dessa forma, não acontecerão futuros problemas com os pneus, as peças e o sistema elétrico e mecânico do carro.
Além disso, zelar pela conservação das suas ferramentas é essencial. Cuide para que suas chaves, parafusadeiras, furadeiras e todos os outros equipamentos estejam sempre limpos e funcionando corretamente.
Dessa forma, seu serviço de assistência será visto como verdadeiramente qualificado, o que garantirá a sua empresa uma boa imagem.
Um erro bastante comum dos motoristas - em especial aqueles que costumam ir a destinos não tão conhecidos - é o ato de estacionar em locais proibidos.
Na correria do dia e das operações do campo, você pode esquecer de se atentar às placas e indicações de trânsito daquela região, podendo cometer esse erro.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, alguns atos são considerados infrações e podem te dar diversas consequências - e muito prejuízo para a sua empresa, proprietária do veículo - são eles:
Ainda segundo o CTB, tais infrações podem gerar multas e pontos em sua carteira de motorista, o que prejudica tanto a você mesmo quanto a sua empresa. Essas multas podem ir de leves a graves.
Portanto, ao estacionar o veículo no destino onde você realizará a assistência, preste atenção se o local é permitido. Assim, você estará mantendo o veículo seguro e a economia da corporação onde você trabalha será poupada.
Se você faz assistência técnica há muito tempo, já deve ter percebido que esse serviço envolve um contato direto com pessoas.
Nesse contexto, é parte do seu trabalho se relacionar com elas, atendendo às suas necessidades - sendo ela a pessoa que demandou a assistência - e realizando o serviço da forma mais cordial possível.
Sendo assim, você deve sempre lembrar que está realizando um serviço para uma pessoa e, justamente por ser uma pessoa, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração em relação ao tratamento que você dará a ela.
Ao chegar ao destino, seja educado e simpático! Da mesma forma, peça licença para trazer as suas ferramentas ao ambiente onde fará a assistência, visto que essa atitude de respeito faz toda a diferença!
Durante o período em que ficar fazendo o seu trabalho no cliente, mantenha seu foco e esteja ciente de que a agilidade agrada a todos.
Se a sua empresa possui uma política de frota, certamente existem algumas normas que você precisa seguir enquanto está em campo.
Uma delas - bastante importante para a economia da sua corporação - é a escolha das rotas até os destinos.
Ao serem planejados os trajetos, é seu dever segui-los da maneira que lhe foi determinado. Por isso, desvios de rota estão proibidos! Seja respeitoso com os seus gestores e siga a política de frotas corretamente; não realize paradas desnecessárias durante o seu expediente e nem transite por rotas que não foram planejadas.
Lembre-se que se os seus gestores fazem todo um trabalho de organizar e planejar os itinerários, é porque eles visam eficiência e segurança. Inclusive, eles podem estar monitorando o seu desempenho por meio de um sistema de rastreamento veicular; por isso, capriche!
A nossa última dica tem tudo a ver com a dica anterior: é importante ressaltar que a organização não deve vir apenas dos gestores e diretores da sua empresa, mas também da sua parte.
Antes de sair da empresa para realizar a assistência técnica, observe se você colocou no veículo todas as ferramentas necessárias, além de sua documentação e outros equipamentos que você possa precisar.
Organizar-se antes de começar a operação de campo é indispensável para que ela seja bem sucedida!
Uma sugestão é criar uma checklist com todas as ferramentas, equipamentos e outras coisas que você precisa levar no veículo. Assim, fica mais fácil e prático para se organizar e você não corre o risco de esquecer de algo!
Como ser um motorista reconhecido na sua empresa?
Essa é uma pergunta realizada frequentemente pelos condutores de veículos de frota. Neste conteúdo, vamos te revelar o segredo de alcançar a diferenciação e ser o melhor motorista da sua empresa!
Na realidade, ele é bem simples: para ser um motorista de destaque, basta mostrar aos diretores da corporação onde você trabalha que você não faz apenas o que lhe é solicitado, mas mais do que isso!
E o que exatamente seria fazer “mais”? Você pode superar as expectativas sendo um prestador de serviço diferenciado e mais humanizado, um motorista cuidadoso e um colaborador que zela pelos equipamentos e pelo veículo.
Além disso: queira ser o melhor! Manter-se motivado é uma chave para alcançar os seus objetivos!
Comece a colocar em prática as nossas dicas agora mesmo. Temos certeza que dessa forma suas operações serão um sucesso.
Você ficou com alguma dúvida? Se você faz assistência técnica, conte para gente um depoimento! Deixe aqui nos comentários!
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