Se a sua empresa porta uma frota de caminhões, certamente você sabe das necessidades que ela apresenta, em especial no âmbito da manutenção. Nesse sentido, os freios do caminhão tratam-se de uma das partes mais relevantes em que você deve prestar atenção, para evitar prejuízos e outros riscos.
De fato, as manutenções corretivas a serem aplicadas em casos de problemas com os freios - ou até mesmo acidentes causados por esse motivo - podem gerar gastos e muitos danos à economia da sua empresa.
Portanto, realizar uma manutenção preventiva é a recomendação mais adequada para as empresas que desejam manter uma estabilidade financeira.
Além disso, vale lembrar que os problemas com os freios do caminhão podem ser grandes perigos, visto que caracterizam riscos ao veículo, à carga e até mesmo à vida do motorista.
Neste conteúdo, você vai conferir algumas dicas de conservação e manutenção dos freios do caminhão. Elas podem ser aplicadas no cotidiano e certamente vão fazer toda a diferença na sua frota!
Acompanhe com a gente!
Os freios do caminhão configuram um sistema bastante complexo, uma vez que envolvem várias peças.
Por isso, o modo de realizar os reparos e consertos desses mecanismos é crucial para o bom desempenho das suas operações de campo, que devem ser produtivas, eficientes, seguras e econômicas.
Nesse sentido, a melhor forma é realizando uma verificação constante do estado dos freios, em especial se esses transitam diariamente em operações de campo e, consequentemente, acabam se desgastando.
Separamos alguns cuidados que você pode começar a colocar em prática a partir de agora.
Confira:
De modo geral, os fluidos do freio possuem a finalidade de fazer com que a força aplicada no pedal (a pressão que o motorista faz) seja transferida às pastilhas e sapatas do freio.
Quando a transferência é efetuada, o caminhão começa a desacelerar gradativamente, até parar completamente.
Sendo assim, se os fluidos não estão em boa qualidade ou se estão escassos em quantidade, o funcionamento do veículo pode ser prejudicado.
Esse líquido é caracterizado por uma baixa compressibilidade e um alto ponto de ebulição, o que reflete na eficiência da frenagem.
Como apenas as temperaturas elevadíssimas podem modificar o fluido (no processo de ebulição) as bolhas de ar - que podem interferir no funcionamento do freio - são evitadas.
Portanto, você deve ter percebido que o fluido é extremamente importante para o bom desempenho dos freios do caminhão, não é mesmo?
O próximo passo é identificar em que momentos a reposição ou troca do líquido é necessária. Geralmente, as variáveis que condicionam isso, são:
Para identificar as duas situações, a revisão periódica dos freios é indispensável!
Por falar em barulhos e rangidos do freio, precisamos ressaltar a importância das pastilhas e lonas dos freios de caminhão.
Resumidamente, essas peças tratam-se de componentes extremamente importantes para o cumprimento da função do freio.
Confira as especificações:
Em síntese, as pastilhas são envoltórios do sistema de freio. Pode-se dizer que as peças “abraçam” o mecanismo de frenagem, quando o motorista aciona o pedal.
Nesse cenário, caso o motorista comece a ouvir barulhos a cada vez que acionar os freios do caminhão, trata-se de um problema nas pastilhas, que devem ser trocadas.
As lonas de freio, por sua vez, são responsáveis por garantir a fricção que posteriormente ativará a parada do caminhão.
Quando essa peça começa a se deteriorar, a eficiência dos freios começa a diminuir, resultando em atrasos nas frenagens.
A identificação do momento de troca desse equipamento também pode ser realizada de igual forma: atente-se aos rangidos!
Caso eles apareçam com frequência, saiba que é o momento certo!
O assentamento da sapata de freio também é importantíssimo para a eficiência dos freios do caminhão.
De modo geral, a sapata é a região que comporta as lonas. Sendo assim, devem ter tanta atenção quanto os outros componentes do sistema de freio.
Nossa sugestão é estar sempre prestando a atenção na forma como o freio reage ao ato do motorista. Caso a resposta esteja atrasada, talvez seja um problema com a sapata.
Para finalizar, vale lembrar que os motoristas da sua frota também possuem o compromisso de zelar pela qualidade dos freios do caminhão.
Nesse sentido, o uso indevido do veículo é um dos fatores que mais atrapalham na conservação da frota e geram gastos desnecessários.
É fundamental que você esteja sempre monitorando as operações, a fim de identificar a condição da dirigibilidade do motorista, bem como sua postura perante à política de frotas.
Anote a nossa #DicaRápida e tenha operações bem sucedidas:
A maneira como são realizadas as freadas e acelerações vão condicionar a qualidade do sistema de freios. Por isso, não freie bruscamente!
Para você, gestor, é válido ressaltar que o monitoramento é uma das formas mais seguras de garantir um bom desempenho.
Você ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe aqui nos comentários! Responderemos o quanto antes!
Saiba como realizar uma manutenção preventiva eficaz na sua frota!
Fale com um especialista do RotaExata!
Tag: caminhões, freios, frota, manutenção, veiculosRotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!