Exercer uma gestão automatizada é uma das grandes tendências na gestão de frotas, em especial na realidade das empresas que buscam gerar uma maior velocidade em seus processos e uma aproximação com os colaboradores.
Em suma, empresas que portam frota veicular e cujos colaboradores são também os motoristas dos veículos precisam gerar uma comunicação efetiva entre a equipe interna e a equipe de campo.
No entanto, essa necessidade só pode ser suprida por meio de ferramentas inteligentes, as quais proporcionam uma interação verdadeira entre ambas as partes.
Esse é o verdadeiro gerenciamento!
A gestão automatizada tem justamente esse objetivo: promover uma melhor comunicação entre você e seus motoristas.
O objetivo é coletar informações verdadeiras a respeito das operações de campo, bem como o andamento de cada serviço.
Além disso, a automação do gerenciamento visa a agilidade desse processo e a praticidade, visto que diminui o controle ativo A administração é assumida majoritariamente por tecnologia, ferramentas inteligentes.
Nesse artigo, vamos conversar sobre a tendência da gestão automatizada e de que maneira você pode aplicar isso em sua empresa.
Confira!
Como já mencionamos, a gestão automatizada é a administração do monitoramento e do acompanhamento da frota de forma automática.
Ou seja, todos os processos de gerenciamento - tanto das atividades dos motoristas, como também dos fatores relacionados à condução dos veículos - são feitos por um sistema, e não pela mão de obra de um funcionário.
Sendo assim, essa automação acaba simplificando o seu ofício - enquanto gestor da frota - visto que as ferramentas disponibilizam as informações prontamente, para que você apenas analise e acompanhe.
Ademais, a automação é eficiente pois é você mesmo quem coordena como esse processo se dará.
Isto é, é você quem cria as regras e os padrões que o sistema deve seguir.
Vamos explicar como você pode criar essas normas abaixo.
Em síntese, a automação dos processos gera benefícios muito importantes para empresas que visam a produtividade e um maior rendimento.
Como já mencionamos, a simplificação do trabalho e a velocidade são as características mais notáveis.
No entanto, as vantagens não param por aí!
Para que você entenda melhor essa tendência, separamos os #3 principais benefícios da gestão automatizada.
Acompanhe:
Em primeiro lugar, a automação possibilita que as informações relacionadas às operações sejam verdadeiramente exatas.
Portanto, no caso de coletar dados, você não corre o risco de fazer isso erroneamente, visto que é o próprio software que realiza essa função.
Dessa forma, sua empresa não corre o risco de perder todo o processo de administração - o que pode acontecer se um erro foi contabilizado.
Das informações que mencionamos, essas podem ser:
Se é o software que registra tudo isso, você não precisa temer erros na administração.
Outro benefício dessa tendência é o gerenciamento coletivo, ou seja, a colaboração entre a sua equipe interna e sua equipe externa.
Como mencionamos no início desse texto, empresas que visam uma maior comunicação entre os colaboradores investem em meios de aprimorar a coletividade dos processos.
A gestão automatizada permite isso, visto que para ter acesso às informações, os motoristas precisam responder aos formulários automáticos, que aparecem para eles - no aplicativo - em formato de pendências.
Você vai entender melhor esse ponto quando explicarmos o funcionamento disso, no próximo tópico.
O que devemos ressaltar é que o gerenciamento - quando automatizado - conta com a participação de todos os colaboradores, o que mostra o coletivo.
Outro ponto que a automação na gestão de frotas possibilita é a flexibilidade e a maior liberdade de administrar e impor regras.
Como é você quem cria as normas que você deseja que o software monitore, você não precisa se limitar ao que “daria conta de gerenciar”, visto que você apenas padroniza e é o próprio sistema que gere para a sua empresa.
Sendo assim, sua corporação tem a liberdade para criar e atribuir qualquer política de frotas, dependendo das suas necessidades e das problemáticas que você mais observa, relacionadas à realidade das operações.
Por exemplo, se você precisa coletar as especificações de uma entrega de produtos no cliente, mas atribui regras como:
Você pode cadastrar todas essas normas no sistema, deixando com que ele automatize todo o gerenciamento!
Assim, todas as vezes que seu motorista for realizar uma entrega, o sistema gerará essas pendências para ele resolver.
É prático!
Na prática, a gestão automatizada funciona por meio das chamadas regras e formulários.
No sistema de automação, você deve registrar todas as normas e padrões que você deseja que sejam seguidos antes, durante e depois das operações de campo.
Lembre-se que você tem total liberdade para criar e registrar regras de acordo com os seus objetivos e problemas.
Posteriormente, o software irá tornar tudo isso automático! Com base nas normas criadas, os motoristas irão responder formulários, os quais te darão as informações exatas do que está acontecendo em campo.
Exemplificando: caso ocorra um sinistro na estrada, você pode cadastrar a regra de o motorista mandar uma foto da avaria no veículo.
Assim, todas as vezes que o sistema identificar um sinistro - ele é vinculado ao rastreamento veicular - o software envia o formulário para o colaborador enviar a foto.
Essa é apenas uma hipótese de tudo o que você pode fazer por meio da gestão automatizada.
O que achou? É uma ferramenta realmente moderna e eficiente, não é? Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!
Quer saber mais sobre a automação e o rastreamento veicular?
Conhecer o RotaExata na prática!
RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!