A higienização do veículo da frota é muito importante para as empresas que portam seus próprios veículos colaborativos, apesar de ser um fator muito ignorado por diversos gestores.
Apesar dessa negligência em diversos locais e em muitos contextos, deve-se ressaltar a limpeza como um meio de manter a boa imagem da corporação, em especial por conta da vantagem competitiva.
Além disso, a higienização do veículo mantém as peças conservadas e os maquinários bem cuidados, sem o risco de apresentar problemas repentinamente.
Sendo assim, preparamos um conteúdo exclusivo sobre esse fator, para que você saiba quais as peças que devem ser verificadas, a periodicidade das limpezas e de que maneira ela te ajuda a prospectar mais clientes.
Nesse artigo, vamos te apresentar a ferramenta mais completa para tornar o processo de higienização do veículo da frota mais simples e prático, visto que é automático.
Quer saber mais? Acompanhe conosco!
Para iniciar, vamos te mostrar quais são os impactos da ausência da higienização do veículo da frota, em especial se o seu segmento utiliza a frota para visitas comerciais ou reuniões de negócios, eventos que exigem uma imagem com mais zelo.
Entretanto, se a sua empresa faz parte de outro segmento - que não exige a aparência do veículo, prioritariamente - a limpeza e a higienização da frota continuam sendo importantes.
Separamos mais 3 fatores para te provar isso:
Isso se dá porque a falta de limpeza altera as propriedades de mecanismos internos dos veículos, tais como o motor, o câmbio, os freios e o filtro de combustível, por exemplo.
Exemplificando, o acúmulo de sujeira nos freios pode gerar ranhuras que impedem a capacidade total das pastilhas de freio. Nesse caso, o risco está relacionado à segurança.
Por falta de higienização e cuidado com o veículo, até mesmo sua exposição em excesso a ambientes muito úmidos (garagens com má qualidade), pode haver o risco de algumas peças enferrujarem.
Por fim, vale ressaltar que a falta de verificação e monitoramento da lataria e das peças gera avarias que vão prejudicando o veículo aos poucos, sem que o motorista sequer perceba isso.
Outro fator que aponta para a importância da higienização do veículo é a qualidade da carga, no caso das empresas que utilizam a frota para realizar entregas, distribuições ou transportes pesados.
De fato, se há inadequações internas no veículo, tais como sujeiras em excesso, mofo, deterioração de alguma peça ou ferrugem, a carga pode ser gravemente prejudicada.
Por exemplo, se o seu veículo estiver com um mau cheiro e for responsável pelo transporte de produtos perecíveis, como alimentos, a mercadoria pode chegar ao cliente com uma qualidade ruim.
Além de haver interferência na experiência do cliente, há também na satisfação dele perante à marca.
Por fim, a higienização do veículo da frota é importante para a saúde e a qualidade de vida do motorista que está conduzindo.
O acúmulo de poeira, sujeira, migalhas e rastros de algum insumo, além do vazamento de líquidos, podem desencadear problemas para a saúde do colaborador que está conduzindo o veículo.
Esses problemas podem ser respiratórios, por exemplo.
De acordo com o jornal Metrópoles, a quantidade de bactérias no interior de um carro pode ultrapassar esse número em um banheiro público.
Ou seja, o veículo pode ser um ambiente com alta probabilidade de disseminação de doenças, as quais podem atingir o colaborador, visto que esse passa muito tempo dentro do automóvel.
A limpeza e higienização do veículo da frota é uma forma de mostrar que a sua empresa se importa com os colaboradores e zela pela qualidade das entregas e serviços!
De fato, sendo você o gestor, é sua responsabilidade organizar o processo de higienização dos veículos e de encaminhamento deles para revisões periódicas.
Todavia, como muitas frotas realizam operações externas - em que os motoristas precisam viajar - os carros e caminhões ficam em campo por vários dias.
Sendo assim, a responsabilidade da higienização é do próprio colaborador, condutor do veículo.
É aí que surge a problemática: como você vai saber, de fato, que o motorista está realizando a limpeza?
O módulo de automação surgiu como uma solução para isso!
De maneira geral, a Automação é um módulo do sistema RotaExata, no qual visa simplificar os processos que geralmente tomavam tempo - e exigiam muito trabalho - do gestor da frota.
Por ter como base o rastreamento veicular, seu funcionamento se dá embasado em todos os dados do rastreio: localização, paradas, identificação do motorista e seus deslocamentos, por exemplo.
Por isso, o controle da higienização por meio dessa ferramenta se torna verdadeiramente exato.
Nela, você pode automatizar o processo de gestão da limpeza, em alguns minutinhos apenas.
Funciona da seguinte maneira: dentro do módulo, você pode criar os chamados “formulários”, os quais são vinculados às regras de rastreamento, também configuradas por você.
No geral, as regras funcionam como “gatilhos” para o envio automático dos formulários, que devem ser respondidos pelos motoristas por meio do sistema, cujo acesso pode ser feito pelo navegador do celular, ou deixar o sistema salvo por PWA, com o seu usuário motorista criado por você.
Por exemplo, você pode criar uma regra que deve ser disparada periodicamente, com uma frequência determinada por você - o tempo que você espera que sejam feitas as higienizações.
Assim, todas as vezes que as regras forem disparadas, os formulários são enviados automaticamente para o colaborador, para que ele responda.
Uma possibilidade é a criação de formulários que solicitam imagens, de forma a comprovar se a limpeza está de fato sendo realizada.
Inclusive, uma ideia é solicitar que o motorista mande duas fotos: uma do “antes” e outra do “depois”.
Ademais, é interessante criar um formulário com o pedido de uma nota fiscal, a qual irá comprovar o serviço de limpeza, caso esse for terceirizado.
Essas informações servem como uma forma automática e colaborativa de acumular registros, os quais te ajudam no gerenciamento integral da frota.
Como o sistema é todo integrado, os formulários ficam registrados, para que você faça análises posteriores e identifique a evolução ou as problemáticas da sua equipe de campo.
Para finalizar, devemos destacar a ferramenta do ranking de motoristas, que dependendo das regras cumpridas - ou descumpridas - forma uma classificação dos motoristas.
O ranking é formado pelos pontos que são acumulados automaticamente, proporcionando assim que você faça uma análise mensal e geral da sua equipe de campo e assim atuar onde necessário para alcançar a máxima performance da sua frota!
E aí? O que achou? Conta pra gente!
Esperamos que a partir dessas ferramentas, você não sofra com problemas ocasionados pela falta de manutenção.
Quer saber mais sobre a gestão de frotas e o módulo de automação?
MARQUE UMA CONVERSA SEM COMPROMISSO!
RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!