Como líder de uma empresa, você deve saber que a manutenção da frota é muito recorrente, uma vez que os veículos corporativos circulam o dia inteiro, na prestação de serviços ou na realização de entregas.
Dessa forma, as manutenções ocorrem frequentemente, pois englobam diversos fatores e variadas peças dos veículos.
O questionamento de muitos gestores e empresários é o seguinte: vale mais a pena investir em uma manutenção interna da frota, ou em uma terceirização desse serviço?
De fato, ambos os casos possuem suas vantagens e desvantagens. Antes de tomar essa decisão, é importante que você leve em consideração o segmento de mercado no qual a sua empresa está inserida. A quantidade de veículos em sua frota, e o porte do seu negócio também devem ser levados em consideração.
Neste conteúdo, vamos te dar algumas dicas de manutenção da frota. Também iremos te auxiliar a decidir qual das modalidades é mais benéfica para o seu caso!
Antes de qualquer coisa, é essencial que você saiba da importância da manutenção, principalmente para a produtividade do seu negócio, e a redução de custos.
Segundo os dados da empresa de fiação e frotas, Ouro Verde, os diretores de empresa/gestores de frota gastam cerca de 2,4 mil reais em manutenção anualmente, para cada veículo.
Ou seja, a manutenção é um aspecto indispensável e de grande peso para uma empresa dependente de frota veicular. Por isso, deve ser devidamente calculada, planejada e analisada.
Assim, se você costuma levar os seus veículos apenas para reparos e consertos - ou seja, para uma manutenção corretiva - você pode estar gerando gastos desnecessários.
Para entender isso melhor, confira abaixo os dois tipos de manutenção:
Como já mencionado, a manutenção corretiva é aquela realizada apenas quando necessário. Ou seja, em casos de acidentes, imprevistos e mau funcionamento, esse tipo de manutenção é realizada.
No geral, o objetivo dela é a resolução de um problema pontual, e não a prevenção de posteriores complicações.
Já a manutenção preventiva possui outro objetivo. Diferentemente da anterior, ela visa a prevenção de possíveis danos.
Por isso, antes mesmo de ocorrer um problema com alguma peça do veículo, essa já foi testada e verificada. As manutenções preventivas possuem datas predeterminadas, e por prevenirem riscos mais graves, são consideradas muito mais econômicas.
Sendo assim, para quem deseja potencializar a produtividade e reduzir os custos, recomendamos a manutenção preventiva!
Mas, mesmo que você decida isso, outra coisa que precisa escolher é o modo que essa manutenção será realizada: Interna ou terceirizada?
Acompanhe com a gente!
Agora que você já sabe da importância da manutenção da frota, e os dois tipos possíveis, você vai conferir as vantagens e desvantagens da manutenção interna e da terceirizada.
De acordo com os dados da ABRAMAN, cerca de 33% das equipes de manutenção são terceirizadas atualmente. Ou seja, é uma opção que está crescendo muito atualmente.
Em contrapartida, a manutenção interna ainda é a possibilidade escolhida por muitas empresas, que preferem ter autonomia em todas as etapas e processos da corporação. Porém, essa forma é viável principalmente para frotas maiores, pertencentes às grandes empresas, que têm recursos e infraestrutura para realizar as manutenções dos veículos internamente.
Como já sugere o nome, a manutenção interna é realizada dentro da própria empresa, onde há uma equipe especializada, e designada a essa tarefa.
Tendo em vista que é necessária uma equipe própria para isso, além de um estoque com ferramentas e todos os suprimentos específicos, a manutenção interna não é uma opção muito viável para pequenas empresas, portadoras de frotas com poucos veículos.
Em contrapartida, a maior vantagem da manutenção interna é a autonomia a agilidade na tomada de decisões. Por ocorrer dentro da propriedade da empresa, o processo ocorre com uma velocidade muito maior, e não depende de prazos externos.
Ao contrário da interna, a manutenção terceirizada não é realizada pela empresa. E sim, por um prestador de serviços contratado, como diz o próprio nome.
Geralmente, os gestores de frota escolhem oficinas especializadas, e assim deixam os veículos para manutenção.
Em suma, a principal desvantagem é a falta de controle que o gestor terá sobre a frota, bem como a falta de supervisão durante o processo.
Ademais, por ocorrer em outro local e depender do prazo e do período estabelecido pela empresa terceirizada, a manutenção terceirizada tende a demorar mais.
Todavia, essa forma de manutenção também tem muitas vantagens, em especial para frotas menores.
Já que a manutenção não ocorre em estabelecimento próprio e com equipe interna, há uma economia maior em processos burocráticos. Para frotas pequenas, essa é a opção mais viável, em especial se a manutenção preventiva for praticada.
Como já mencionamos, essa decisão depende de diversos fatores, que são subjetivos para cada empresa.
No geral, você deve levar em consideração o tamanho da sua frota, o porte e os recursos da sua empresa, a qualidade da assistência oferecida pela marca correspondente aos veículos, e por fim, qual o segmento que você está inserido.
Entendendo todos os conceitos que te mostramos, fica muito mais fácil decidir, concorda?
Para finalizar esse conteúdo, te daremos 5 dicas rápidas sobre a manutenção, para que você comece a praticar hoje mesmo!
Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Iremos te responder com prazer!
Além disso, se você deseja saber mais sobre a manutenção preventiva, temos um artigo específico sobre isso, boa leitura!
O RotaExata possui um módulo de gestão de frotas composto por ferramentas essenciais para simplificar seu cotidiano, como o Plano de Manutenção e a Checklist, que vão organizar seu cronograma de manutenções e assim, resultar em uma redução dos gastos com a frota.
Fale com um dos nossos especialistas!
RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!