Em meio a tantos motoristas de motocicletas que realizam prestação de serviços: existe uma maneira de se tornar o melhor motorista de delivery?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Delivery Much, foi revelado que o número de usuários em aplicativos de delivery aumentou em 120%, principalmente por causa da pandemia, que gerou o isolamento social e as medidas restritivas - essas que envolvem a preferência por ficar em casa e realizar as refeições em ambientes privados.
Por conta disso, o número de pedidos cresceu de forma gigantesca, bem como a demanda por motoristas de delivery.
Dessa forma, muitas pessoas entraram para esse ramo e foram contratadas por empresas do segmento alimentício. Dentre elas, os motoristas de motocicletas, responsáveis por efetuar a entrega do alimento para os consumidores.
Se você é um deles, deve saber dos desafios e dificuldades que essa profissão apresenta.
Para te auxiliar a solucioná-los e, mais do que isso, otimizar as suas operações de entrega, preparamos algumas dicas que te tornarão o melhor motorista de delivery!
Acompanhe conosco!
Índice:
De maneira geral, as operações de delivery de alimentos exigem agilidade, velocidade, capricho, pontualidade, zelo pela qualidade e exatidão.
Essas características são fundamentais para que o consumidor fique satisfeito com a sua empresa e se tornem realmente leais a sua marca, caso contrário, se a entrega for desfavorável, sua empresa corre grandes riscos.
Inclusive, várias empresas do ramo da alimentação já perderam clientes por conta da experiência ruim que esses tiveram com a modalidade delivery.
Sendo assim, sua função como motorista é realizar corretamente o que o cliente espera da empresa de quem demandou o alimento, isto é: a entrega adequada e bem sucedida.
Além disso, vale lembrar que é seu dever como motorista não só agradar a clientela, mas também os seus gestores, os quais buscam economia e produtividade da sua parte.
Saiba como alcançar esses objetivos:
Como motociclista, você deve saber que alguns acessórios de proteção são obrigatórios, sendo a ausência deles considerada uma infração grave contra a lei, inclusive.
Nesse contexto, lembre-se sempre de conservar seus equipamentos de motociclista, para assim cuidar da sua própria segurança e poupar a economia da sua empresa, que não precisará arcar com multas.
O equipamento obrigatório - cuja ausência gera multa - é o capacete; todavia, outra norma do Código de Trânsito Brasileiro é a proibição do uso de chinelos durante a condução.
Ainda assim, mesmo que não sejam obrigatórios, existem alguns acessórios que proporcionam te uma maior segurança e para algumas ocasiões específicas. São eles:
Segundo os dados do portal Autopapo, a velocidade elevada gera gastos maiores de combustível.
Infelizmente, é comum que motoristas de motos abusem da velocidade, em alguns casos ultrapassando o limite permitido pela fiscalização daquela via.
Isso geralmente acontece em aceleradas e freadas bruscas, resultando assim em uma variação abrupta de velocidade, que consequentemente gera custos elevados com combustível.
Nesse sentido, em prol da economia e da sua própria segurança, evite esses eventos muito bruscos; pelo contrário: priorize uma direção defensiva e tranquila.
Lembre-se que a agilidade da entrega não significa a quebra das regras de trânsito e nem o descuido!
O lado negativo do delivery - realizado por motocicletas - aparece em ocasiões em que o tempo está fechado, principalmente em casos em que há chuvas e tempestades.
Neste clima em específico, o motorista geralmente utiliza uma capa de proteção, a vestimenta apropriada para proteger-se da chuva. No entanto, apesar de o alimento ser transportado no baú da moto, é frequente que no momento da entrega, a embalagem seja molhada e prejudicada.
Nos piores casos, a mercadoria pode chegar ao destino já danificada, por conta do manuseio inadequado - ao carregar o baú da moto - ou o descuido enquanto era realizada uma outra entrega.
Esses detalhes atrapalham muito na experiência do cliente, que pode achar que a entrega não foi realizada higienicamente ou de forma apropriada.
Sendo assim, em casos de clima desfavorável: redobre o cuidado! Esforce-se para não molhar a entrega, a fim de finalizá-la da melhor forma possível.
Como já comentamos, um ponto importante para o segmento de delivery de alimentos é a agilidade da entrega.
Sendo assim, a escolha dos trajetos possui um grande peso nesse processo. Como funciona a escolha de rotas na sua empresa? Você mesmo determina isso, ou seu gestor planeja estrategicamente?
O ideal para empresas que dependem de frota veicular é o planejamento dos trajetos, com base tanto na economia quanto na segurança do veículo.
Inclusive, o roteirizador é uma ótima ferramenta para cumprir essa função. Por meio dela, os itinerários mais rápidos são mostrados a você, a fim de você chegue aos destinos desejados da forma mais ágil e eficiente possível.
Portanto, se a sua empresa já pratica o planejamento de rotas, é fundamental que você o siga, assim, certamente será o melhor motorista de delivery!
Como motociclista, é sua responsabilidade zelar pela qualidade do alimento, que por ser perecível pode estragar ou ser danificado facilmente.
Sendo assim, é primordial que você tenha uma bolsa térmica adequada, específica para o transporte de alimentos e que o mantenha seguro e aquecido, no caso dos pratos quentes.
Como você percorre grandes distâncias para fazer as entregas, o alimento fica sujeito a muitos riscos; por isso, cuide com esse detalhe e tenha em mente que o alimento que você está carregando é responsabilidade sua!
Para ser o melhor motorista de delivery, seguir as dicas anteriores é indispensável!
Ainda assim, para superar os outros condutores do seu segmento e alcançar lugares ainda melhores, você precisa se diferenciar.
A diferenciação, no entanto, vem apenas quando você deseja isso. Portanto, manter-se motivado é um dos grandes segredos para ser o melhor motorista de delivery.
Em todas as operações, seja pontual, zeloso, ágil e com o foco em melhorar sempre!
Seguindo essas dicas, temos certeza que você será muito bem sucedido!
Você ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe-a aqui nos comentários! Te responderemos assim que possível.
Conheça o sistema RotaExata!
Tag: delivery, entregas, motoristas, operação logísticaRotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!