Tanto a Saveiro quanto a Bongo são veículos de entrega, tendo em vista que são portadoras de caçambas, apesar de ambos os veículos serem de categorias diferentes. Todavia, dentre eles: qual é o melhor veículo para entregas de gás e água?
Considerada uma operação de pronto atendimento - ou seja, demandada no momento, em tempo real - as entregas de gás e água precisam ser velozes e eficientes, para que o cliente receba o seu pedido o quanto antes.
Além disso, por serem produtos considerados necessários, para a alimentação e hidratação, as demandas são frequentes, sendo realizadas - na maioria das vezes - em horários específicos, como pela manhã ou no meio dia.
Tendo essa importância em vista, você precisa ter em mente que os veículos designados para essas operações devem ser - de igual forma - velozes e eficientes, como as entregas que serão realizadas.
Separamos dois veículos bastante utilizados para esse tipo de operação, geralmente utilizados pelas empresas desse segmento: Saveiro e Bongo, das marcas Volkswagen e Kia, respectivamente.
Confira nosso comparativo e escolha qual é o melhor veículo para entregas de gás e água!
Como você deve ter percebido, os veículos que escolhemos para comparar são de categorias diferentes, sendo a Saveiro uma picape e a Bongo uma chassi-cabine.
Essa escolha se deu com base nos modelos de veículos mais utilizados por empresas realizadoras de entrega de gás e de água, que varia bastante de região para região.
Ademais, algumas empresas podem portar - na mesma frota - as duas categorias de veículos.
O que vale e que você precisa saber é que os veículos designados para esse tipo de entrega devem conter uma caçamba para transportar os produtos.
Confira agora os dados técnicos da Saveiro e da Bongo:
Resumidamente, a potência de um veículo diz respeito à quantidade de força depositada no motor, em período específico de tempo.
Saiba que a potência e o momento de força - também chamado de torque - possuem uma influência direta no rendimento do veículo, tendo como base o modelo de operação.
Confira a quantidade de potência dos dois veículos escolhidos, abaixo:
O número de potência máxima da Saveiro - versão Robust 1.6 CS - é de cerca de 104 cv (cavalo-vapor), o que representa um alto rendimento.
Em contrapartida, a potência máxima da Bongo - versão K2500 2.5 Turbo - é de 130,5 cv (cavalo-vapor), considerando que sua categoria é Chassi-cabine.
Percebe-se, portanto, que apesar da diferença das categorias dos veículos, além do tamanho e do modelo de fabricação, dentre tantas outras divergências, a Saveiro é bastante potente em sua condição de picape, considerando que a categoria da Bongo é outra, de maior porte.
Para qualquer empresa que depende de uma frota veicular para a realização do seu propósito, a preocupação com o consumo de combustível é natural, tendo em vista que é uma interferência na gestão da empresa e pode afetar a saúde financeira dessa.
Por isso, leve isso como uma dica: ao escolher um veículo para compor sua frota, não se esqueça de conferir as informações de consumo!
O consumo de combustível da Saveiro (gasolina) é de 10,8 km/l no âmbito urbano e 12,4 km/l em estrada.
Já em relação à Bongo, o consumo de diesel é de 9,8 km/l na cidade e 9,7 km/l em âmbito rodoviário.
Por conta de o combustível ser diferente para cada um dos veículos em análise, sendo o diesel mais barato do que a gasolina, não há como realizar uma verdadeira análise com base nesses dados.
Portanto, isso depende da preferência da sua empresa pelo tipo de veículo (abastecido por gasolina ou por diesel).
No caso da operação de entregas de gás e água, o tamanho - em especial a capacidade de armazenamento desse - é de extrema importância. É esse espaço que irá determinar a quantidade de produtos que o veículo vai ser capaz de transportar.
Consequentemente, isso também determina a quantidade de clientes que a sua frota vai atender no dia.
Além disso, é importante ressaltar que a medida que você deve considerar - em prioridade - é o tamanho da caçamba, visto que é nesse ambiente que o gás e/ou a água são colocados. Esse é um fator que define qual o melhor veículo para entregas de gás e água!
Saveiro: 4474 mm de comprimento, 1712 mm de largura e 1562 mm de altura.
Em relação à caçamba, sua carga útil é de 712 kg.
Bongo: 4825 mm de comprimento, 1740 mm de largura e 1995 mm de altura.
Quanto à caçamba, sua capacidade é de 1812 kg de carga útil.
Conclui-se, portanto, que a capacidade de carga diverge bastante entre esses dois veículos, sendo a Bongo portadora de uma caçamba bem maior, capaz de transportar um número maior de gás e de água.
Separamos algumas vantagens e desvantagens, tanto da Saveiro quanto da Bongo. Esperamos que as tabelas te ajudem a realizar a sua escolha de veículo!
Vantagens da Saveiro | Desvantagens da Saveiro |
Motor ágil e ótimo rendimento; | Consumo elevado de combustível; |
Conforto para o motorista e boa estética. | Pouca capacidade de armazenamento, se comparada à Bongo. |
Vantagens da Bongo | Desvantagens da Bongo |
Grande capacidade de armazenamento, local para transporte; | Consumo elevado de combustível; |
Fácil dirigibilidade. | Manutenção cara. |
Para finalizar este conteúdo, vamos te dar algumas dicas de como melhorar as suas operações de entregas de gás e água.
Lembre-se das coisas que já pontuamos: esse tipo de entrega exige velocidade e pontualidade, mas isso não significa que a condução dos motoristas deva ser imprudente.
É com base nisso que desenvolvemos as #3 dicas que te daremos abaixo:
De fato, é comum que em empresas desse segmento a conduta dos motoristas - motivados pela pressa para entregar os produtos no tempo certo - acabem tendo um péssimo desempenho de dirigibilidade, podendo até mesmo acumular multas.
Nesse cenário, você precisa ter uma maneira de identificar essas falhas e adverti-las.
O sistema de rastreamento veicular é recomendado para ambos os casos, visto que possui ferramentas voltadas para a descoberta dos problemas, como também para a resolução deles.
Nesse cenário, disponibilizaremos para você um modelo de advertência disciplinar, para que os seus motoristas passem a mudar sua forma de conduzir e de agir em campo.
Tendo em vista que a sua empresa trabalha diretamente com entregas, o cuidado com as mercadorias que serão distribuídas é fundamental.
Tenha em mente que portar um veículo correspondente às suas metas e desejo pelo melhor é fundamental, mas a forma que ele é conduzido faz toda a diferença, bem como é estacionado e tratado pelo colaborador.
Todos esses pontos interferem diretamente na qualidade da entrega, tendo em vista que se não houver o devido cuidado, a carga pode ser roubada.
Além disso, a maneira como os motoristas carregam o veículo com o gás e a água pode prejudicar a sua integridade.
Portanto, é necessário muito cuidado.
De fato, o ganho operacional pode destacar a sua empresa, garantindo-lhe vantagem competitiva.
Isso pode ser feito de acordo com o rendimento das entregas, a quantidade delas feitas por dia.
Para que o bom desempenho seja alcançado, o ideal é investir no planejamento.
Planejando adequadamente, você vai perceber que pode otimizar o tempo em que são feitos os trajetos, o que resulta em uma maior quantidade de entregas feitas no dia.
Assim, unindo o melhor veículo a essas dicas infalíveis, você vai ver resultados surpreendentes na sua frota!
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários ou entre em contato conosco, será um prazer esclarecê-la para você. Para você, qual o melhor veículo para entregas de gás e água?
Para saber mais sobre o sistema, você também pode entrar em contato com a nossa equipe e agendar uma demonstração em tempo real!
Saiba como melhorar ainda mais as suas entregas de gás e água!
Tag: carga, empresa, entregas, gás e água, veiculosRotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!