Quais as atitudes que um motorista de entregas pequenas deve praticar a fim de otimizar a sua condução e tornar as operações mais eficientes?
De fato, é essencial que haja alguns cuidados nas operações de entregas de produtos, visto que a operação que a empresa realiza revela muito sobre ela.
Além disso, é importante lembrar que certos pontos merecem uma atenção especial, para que a sua empresa não sofra com prejuízos financeiros e nem na segurança da frota.
Nesse sentido, você pode tomar algumas atitudes para melhorar a sua condução e garantir que as operações de entrega sejam seguras, econômicas, responsáveis, favoráveis para o cliente e segundo a política de frotas da sua empresa.
Neste conteúdo, daremos uma dica para cada um desses objetivos. Ademais, você vai conferir o segredo para ser o melhor motorista de entregas pequenas em nossa última dica!
Confira as nossas principais sugestões para os motoristas desse segmento e comece a se destacar a partir de agora mesmo.
Geralmente, as empresas que realizam entregas pequenas têm como objetivo manter as cargas protegidas, com a única intenção de que elas cheguem até o cliente.
Todavia, existe uma série de questões que ultrapassam o processo de finalizar o itinerário e direcionar a entrega ao consumidor final, simplesmente.
Sendo assim, para que seja vantajosa tanto para a empresa quanto para o cliente, a sua operação precisa desempenhar da melhor forma possível. O objetivo é que a sua condução te leve a ser o melhor motorista de entregas pequenas da sua empresa.
Para que isso aconteça, a sua direção deve levar alguns pontos em consideração, esses que assegurarão que não ocorram acidentes com os veículos corporativos ou o acúmulo de multas, por exemplo.
Além disso, como a corporação onde você trabalha atua com a realização de entregas, é seu dever proporcionar ao cliente uma boa experiência, com o intuito que ele se torne leal à sua marca.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o limite de velocidade varia de acordo com a categoria da via, podendo chegar no máximo a 110 km/h, nas rodovias de pista dupla.
Nas demais vias, as regras relacionadas aos limites de velocidade são as seguintes:
Respeitar a velocidade permitida é de extrema importância para as operações de entregas, tanto em prol da segurança do veículo e da sua própria vida.
É importante que você tenha sempre em mente que o veículo da empresa é uma propriedade importante e de alto valor, por isso, você deve ter o compromisso de controlar sua direção - deixando-a sempre defensiva - para que nenhum dano seja causado.
Zele pela segurança sempre!
A agilidade e a eficiência das entregas certamente agradam qualquer cliente.
Entretanto, o “agrado” não vai apenas para a clientela, mas também para a sua empresa, que pode economizar muito se você optar pelos trajetos certos.
É fundamental ressaltar que a agilidade da operação não significa a velocidade exacerbada do veículo. Para garantir um itinerário veloz, você pode continuar seguindo as regras de trânsito e priorizando a segurança, contanto que escolha transitar pelos trajetos mais curtos!
De fato, não há uma maneira exata de saber - por si só, em suas habilidades de motorista - quais são as rotas mais rápidas; todavia, não desista desse objetivo! Existem tecnologias disponíveis para te ajudarem justamente nisso.
O roteirizador, por exemplo, trata-se de uma ferramenta que aponta para você os melhores trajetos até os destinos, a fim de simplificar o trabalho do gestor que organiza as operações.
Sendo assim, basta seguir as instruções dadas pelo sistema de roteirização, que você chegará aos clientes muito mais rápido!
Dessa forma, os gastos com combustível são reduzidos de uma forma gigantesca e a sua empresa mantém uma estabilidade financeira.
Se fosse você quem recebesse o produto solicitado, como você gostaria de ser tratado?
Com a mudança dos processos do mundo, das relações sociais e das demandas do mercado, a humanização no atendimento é indispensável.
Inclusive, segundo uma pesquisa realizada pela EESC (Escola de Engenharia de São Carlos), a mudança das corporações para um caráter mais humano proporcionou um crescimento de 240% da satisfação dos clientes.
Ou seja: se você deseja satisfazer os clientes e dar a eles uma boa experiência com a sua marca, trate-os como se fossem seus amigos! Chegue ao destino da entrega e a realize com um sorriso no rosto, trate a pessoa com cordialidade e muito respeito, lembre-se de ser sempre simpático e empático.
Dessa forma, além de ser um ótimo motorista de entregas pequenas e um bom colaborador, você estará sendo um excelente ser humano também!
Outra sugestão está diretamente relacionada à política de frotas da sua empresa.
De maneira geral, uma regra que precisa estar presente na política de todas as corporações é a questão da identificação de motoristas.
Pela lei, caso o motorista não seja identificado e levar uma multa - por conta de uma infração ou algo assim - o valor da multa é dobrado, causando um grande prejuízo para a empresa.
Sendo assim, ao entrar no veículo, não esqueça de se identificar!
Hoje em dia existem uma gama de possibilidades que tornam esse processo verdadeiramente eficaz e garantido. Um deles é o registro da identificação via QR Code: por meio do código, você pode cumprir esse passo importantíssimo em questão de segundos.
Nossa quinta dica diz respeito à sua responsabilidade com a carga que está transportando.
Como motorista de entregas pequenas, cabe a você realizar o carregamento do veículo com toda a carga que você precisa entregar naquele dia.
Nesse processo, é essencial que você faça esse carregamento com muito cuidado e atenção, visto que caso algum produto estrague, é sua responsabilidade.
Tenha em mente que a partir do momento que você inicia o processo de entrega - e isso envolve o carregamento até a finalização do atendimento ao cliente - você é o responsável pela carga.
Por conta disso, esteja sempre atento às operações e assuma que a responsabilidade de encerrar a operação com sucesso é sua.
Para finalizar, o segredo que revelaremos para que você se torne o melhor motorista de entregas pequenas é, na verdade, muito simples!
Inserido entre tantos outros motoristas da frota da sua empresa, não se conforme em ser apenas “mais um” colaborador. Pelo contrário, mantenha-se motivado a fim de se tornar o melhor!
Cumprindo as regras e leis de trânsito, respeitando a política de frotas da sua empresa e zelando pela satisfação dos seus clientes, você certamente alcançará esse objetivo rapidamente.
Aliás, na sua empresa pode haver o chamado “ranking de motoristas”, uma ferramenta que mede o desempenho de cada condutor da frota e os classifica de acordo com suas ações em campo.
Mantenha seu foco em estar sempre aperfeiçoando o seu trabalho! Assim, você certamente será o motorista de entregas pequenas ideal.
Você ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe-a aqui nos comentários! Além disso, se você deseja saber mais sobre o ranking dos motoristas, clique no botão abaixo que te ajudaremos com isso.
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