A ocorrência de motoristas ociosos - responsáveis pela condução da frota veicular - é um dos problemas que mais afeta o desempenho das operações de campo, quando se trata de empresas que dependem dos veículos.
Nesse sentido, a ociosidade dos colaboradores pode impactar diversas áreas da sua empresa, sem que você sequer perceba isso.
É justamente no caso da ausência da identificação do ócio que o seu negócio pode sofrer com prejuízos gigantescos, tanto em relação à economia, como também na produtividade dos serviços e entregas.
Portanto, é necessário que você saiba identificar os sinais da ociosidade de frota, a fim de extingui-la o mais rápido possível.
Tenha em mente que o seu intuito é otimizar o ganho operacional - isto é, mais produtividade e menos custos - em todos os atendimentos.
Por isso, preparamos 5 sinais que podem indicar que os seus colaboradores são motoristas ociosos.
Acompanhe conosco!
De acordo com o dicionário da língua portuguesa, a ociosidade pode ser descrita como a falta de compromissos com o trabalho, indolência, inatividade e até mesmo preguiça.
Ou seja, a presença de motoristas ociosos na condução da sua frota veicular indica que a organização das operações não é apropriada.
Por outro lado, revela que são os próprios colaboradores que não cumprem com seus deveres - relacionados à política de frotas. Esse é o caso mais comum.
Deve-se ressaltar que a ociosidade por parte dos motoristas pode trazer consequências graves para a sua corporação, que passa a ser prejudicada por gastos exacerbados e perda de clientes.
Portanto, é crucial que você identifique como está a conduta dos seus colaboradores neste momento.
Se a sua frota costumava performar com certa qualidade e quantidade de entregas ou prestação de serviços e, em determinado momento, teve seu rendimento reduzido, esse pode ser um indicativo de motoristas ociosos.
Nesse sentido, é ideal que você esteja sempre analisando a evolução - ou retrocesso - do desempenho da sua frota, tanto no âmbito do rendimento financeiro quanto na satisfação dos seus clientes.
Para conseguir mensurar isso apropriadamente, uma sugestão é investir em uma gestão inteligente dos serviços da frota, por meio de um software, por exemplo.
Assim, você pode acompanhar - sempre que precisar - os relatórios e os dados relacionados ao resultado de cada operação, garantindo que a qualidade delas não está diminuindo.
Por isso, é imprescindível que você esteja sempre atento às metas da sua empresa e ao planejamento - e consequente organização - de todos os serviços a serem realizados.
Outro ponto que deve ser considerado é a quantidade de paradas que são realizadas nos trajetos até os clientes.
Se você não possui uma forma de obter esses dados, as consequências podem ser ainda mais agravantes para o seu negócio.
Sendo assim, o ideal é investir em um sistema de rastreamento veicular, o qual vai garantir a exatidão dos dados de localização e te dar as informações (e histórico) de todas as paradas durante o itinerário.
No caso de essas paradas existirem em excesso, os seus colaboradores podem estar sendo motoristas ociosos.
Nesse quesito, eles podem estar aproveitando o momento do expediente para passarem em locais que não tem ligação com o trabalho, para fins particulares ou até mesmo em casa.
Para concluir esse segundo final, vamos deixar uma dica de ouro para você:
O terceiro sinal que mostra que há motoristas ociosos em sua empresa é a desmotivação da equipe de campo, como um todo.
Nesse caso, a ociosidade dos colaboradores pode estar ocorrendo sem que eles mesmos percebam isso, já que realizam as operações no “automático”, sem motivação para o próprio trabalho.
Realizar o acompanhamento dos colaboradores, entendendo suas dores e necessidades é fundamental nesse caso, uma vez que o mercado de trabalho tende - e deve - ser ainda mais humanizado.
Além disso, você pode criar uma forma de recompensar e reconhecer os melhores condutores, por meio da ferramenta de ranking de motoristas, por exemplo.
Dentro dela, você tem a oportunidade de classificar os colaboradores segundo as regras da sua política de frotas.
Tenha em mente que para o seu desempenho melhorar, seus motoristas devem estar animados.
Do outro lado da percepção dos motoristas, está o sentimento e a perspectiva dos clientes, os quais são a grande causa para o funcionamento do seu negócio.
Por conta disso, é imprescindível que você invista nas melhores formas de promover a satisfação dos seus clientes, zelando pela melhor experiência possível com a sua marca.
Para melhorar a satisfação dos seus clientes, os aspectos em que você pode investir são os seguintes:
Dessa forma, sua frota poderá desempenhar com os objetivos certos, e você não correrá o risco de perda de clientes.
Por fim, um sinal de que os seus colaboradores são motoristas ociosos é o reflexo financeiro da sua empresa.
Se você está notando gastos elevados com combustível, por exemplo, a causa disso pode ser a ociosidade dos condutores, os quais realizam desvios de rota ou ficam parados em meio ao expediente.
Nesse sentido, contar com o rastreamento e a gestão veicular é novamente uma chave crucial.
Dessa forma, seu desempenho será otimizado e a sua empresa continuará crescendo muito!
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