Estabelecer normas para operações de coletas é uma das melhores formas de otimizar esse tipo de operação.
Como os itinerários de coletas são realizados com base em estratégias - visto que são todas as ruas de um setor que devem ser atendidas - o planejamento na escolha das rotas é indispensável.
Por conta disso, estabelecer uma política de frotas para esse tipo de operação traz muitos benefícios para a sua empresa, tanto em questão econômica, como também em relação à produtividade.
Isso porque é a política que faz valer todo o planejamento estratégico e garante que ele de fato aconteça.
Neste artigo, te mostraremos de que maneira você pode criar normas para operações de coletas, a fim de determinar sua política de frota.
Esperamos que a partir das sugestões, sua empresa tenha uma base e possa se destacar ainda mais no seu segmento.
Acompanhe conosco!
De modo geral, as operações de coletas de resíduos funcionam na modalidade “rua por rua”, visto que todas as casas e estabelecimentos devem ser visitados para se submeterem à coleta.
Portanto, como os deslocamentos são minuciosos em cada uma das vias, esse tipo de operação é dividido em dias da semana. A cada dia, um setor - ou seja, uma região predefinida - é visitado.
Nesse sentido, é muito comum nesse segmento a atuação do colaborador por conta própria, não havendo um monitoramento veicular. Por conseguinte, o planejamento das rotas não acontece.
Sendo assim, o que deve ser corrigido é primeiramente isso: a forma como os motoristas se portam perante o gerenciamento.
Se você ainda não conseguiu instituir efetivamente a gestão sobre a sua frota, a política pode ser o início e o “pontapé” para isso, visto que formaliza as normas para operações de coleta, no seu caso.
Tendo em vista a importância dessas normas e da consolidação de um gerenciamento eficaz, existem alguns fatores que são indispensáveis na política.
Como já mencionado, o mais importante em uma operação de coleta é o planejamento efetivo e a estratégia aplicada em cada um dos trajetos.
Todavia, além disso, o registro de todas as informações das coletas é fundamental para que você, como gestor, fique por dentro do rendimento de cada ponto de atendimento, se eles já foram concluídos e se houve contratempos.
São esses os fatores que separamos como os 3 principais e indispensáveis para a sua política de frotas.
Confira!
Estabelecer uma ordem - isto é, uma sequência - para o atendimento de cada setor é uma das melhores formas de organizar a operação.
Como as coletas são consideradas serviços essenciais, elas devem acontecer com uma frequência elevada.
Inclusive, geralmente essa atividade ocorre três vezes por semana, o que exige uma boa organização por parte da gestão da sua empresa.
Sendo assim, você deve inserir em sua política de frotas - como uma norma para operações de coletas - a obrigatoriedade de seguir o planejamento estratégico anteriormente criado.
Dessa forma, seus motoristas seguirão um padrão e não haverá o risco do uso indevido do veículo.
Resumidamente: suas operações de coleta serão mais produtivas!
Outro fator no qual você deve se atentar é o registro de todas as informações relacionadas às coletas.
Por exemplo: como você garante que todos os pontos de atendimento foram mesmo visitados?
Nesse contexto, é necessária uma forma de garantir, monitorar e armazenar as informações relacionadas a isso. Assim, você estará aprimorando a gestão.
Ademais, essa é uma maneira de corrigir o uso indevido do veículo por parte dos motoristas, se isso estiver acontecendo.
Isso acontece pois se você identificar atrasos, paradas em excesso ou o não cumprimento da rota, há como descobrir a ociosidade por parte dos colaboradores.
Controlando cada coleta de forma por meio do registro de informações, a eficiência organizacional e operacional aumenta consideravelmente!
Por fim, um fator que deve estar inserido entre as normas para operações de coletas da sua empresa é o objetivo em itinerários mais econômicos.
Para proporcionar a redução de custos, é necessário que você estabeleça regras de abastecimento, como:
Além disso, regras de conduta que diminuam a necessidade de manutenções corretivas e reparos nas peças dos veículos.
Tenha em mente que a dirigibilidade do motorista reflete diretamente na economia da sua empresa, referente à frota. Por isso, reduzir o número de infrações também auxilia na redução de custos.
Agora que você conhece os 3 fatores indispensáveis, que devem ser determinados como normas para operações de coletas, preparamos algumas ferramentas para recomendar.
Com base em cada um dos objetivos apresentados, bem como nas problemáticas que citamos, você pode otimizar a sua frota por meio das seguintes funcionalidades:
Em suma, a tecnologia da roteirização tem justamente essa função: criar uma ordem para a visita nos pontos de atendimento.
Dessa forma, basta cadastrar no sistema o endereço de todos os pontos que você deseja que sejam atendidos, que o próprio software roteiriza as melhores rotas até os destinos.
Nesse processo, são escolhidos os trajetos mais rápidos, inclusive a ordem mais viável para as visitas.
Quanto ao controle de todas as coletas, pode-se dizer que o sistema de rastreamento veicular é a melhor solução.
Com base nos dados de localização, você pode monitorar a conduta de cada um dos motoristas, gerando assim um controle efetivo.
Ademais, como complementar, você pode utilizar o módulo de automação.
Essa ferramenta visa a colaboração do motorista, que está em campo. Por meio de formulários práticos, o colaborador pode registrar cada uma das suas atividades, como por exemplo uma foto de cada um dos setores onde foi realizada a coleta.
Além disso, ele pode registrar - por meio de um campo de texto - algum imprevisto, como ocorreu a operação e o que você quiser captar de informação.
Esse é o principal diferencial do módulo de automação: ele é flexível segundo o seu modelo de trabalho.
Colocando tudo o que sugerimos em prática, você vai perceber que a sua política de frotas trará uma economia considerável para a sua empresa.
Os seus custos que decorriam da ociosidade e da desorganização serão eliminados.
As normas para operações de coletas são vantajosas em todos os aspectos!
Para finalizar, disponibilizamos um modelo de política de frotas para você baixar! Ele é editável, para que você estabeleça as regras segundo o modelo do seu negócio e com base em suas necessidades!
Aproveite!
Quer saber mais sobre o rastreamento veicular, a roteirização e o módulo de automação?
Conhecer o RotaExata na prática!
Tag: coleta de resíduos, frota, operações, política de frota, produtividadeRotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!