Na maioria dos negócios que possuem frota própria, os colaboradores que precisam se deslocar até os clientes - geralmente para operações da equipe comercial - utilizam um carro executivo da empresa, direcionando-se assim às reuniões de negociação e visitas de atendimento, por exemplo.
Sendo assim, como colaborador que realiza operações de equipe comercial, você precisa saber como conduzi-las corretamente em campo, para não causar danos ao veículo. Pelo contrário: tornar o seu deslocamento produtivo e eficiente!
Além do mais, é importante realizar uma condução cuidadosa, visto que como os carros utilizados pela equipe comercial são veículos mais espaçosos, de alto valor de aquisição e estética bem trabalhada, os riscos de furtos são bastante comuns.
Também vale ressaltar que as suas operações de visitas e atendimentos devem ser pontuais, objetivas e focadas: o grande objetivo é gerar uma boa negociação e fixar um relacionamento estável com o cliente!
Com base nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a realizar apropriadamente as operações da equipe comercial, a fim de torná-las seguras e não prejudiciais ao negócio. Acompanhe conosco:
Índice:
De modo geral, as operações da equipe comercial exigem segurança, praticidade e muita atenção por parte do colaborador, que apesar de utilizar o carro executivo apenas para ir até um destino - onde ele irá de fato, trabalhar - também precisa se atentar à condução, uma vez que o veículo é propriedade da empresa.
Além do mais, é importante que você zele pela eficiência e pelo ganho operacional da sua empresa: ao conduzir o carro para ir até os destinos necessários, lembre-se de poupar o consumo de combustível, para que a corporação não tenha gastos muito elevados.
Aliás, todo o zelo com a economia é fundamental: ao dirigir, realize cada evento cuidadosamente, para que o veículo não precise passar por uma manutenção corretiva - gerando ainda mais prejuízo para a empresa.
Esses cuidados relacionados à segurança e à eficiência fazem toda a diferença!
Confira agora as nossas 6 dicas de como tornar esses objetivos possíveis:
Como já comentamos, o cuidado com o uso do carro executivo da empresa durante as operações da equipe comercial é indispensável, em especial por se tratar de um veículo estimado e, por conta disso, estar frequentemente suscetível aos furtos.
Por isso, ao transitar com o veículo por regiões perigosas - com alto risco de roubos, por exemplo - fique atento e seja bastante cuidadoso.
Esses riscos também podem estar presentes no momento de estacionar.
Procure deixar o carro em vagas seguras, próximas às empresas que você está visitando ou - se possível - dentro do estacionamento privado dessa.
Ademais, caso a sua empresa já tenha determinado a proibição do deslocamento por trajetos considerados perigosos, respeite a norma e vá pelas rotas planejadas. Assim, a segurança é garantida!
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, uma das infrações mais recorrentes - e considerada gravíssima - é dirigir com a Carteira de Habilitação vencida.
De acordo com a lei, esse ato gera uma multa bastante elevada - a qual é direcionada para o proprietário do veículo (a corporação) - e 7 pontos na sua carteira de motorista.
Portanto, mesmo que você use o carro executivo da empresa apenas periodicamente, para as operações da equipe comercial - como visitas de negociação - mantenha a sua documentação sempre atualizada, para que não corra o risco de receber essa multa: um grande prejuízo para a empresa onde você trabalha.
Ao realizar uma visita a um cliente para uma reunião de negociação, diversos pontos são considerados antes que esse decida fechar com a sua empresa, ou não.
No entanto, a maneira como você se porta perante a sua clientela faz toda a diferença na experiência que eles têm com a sua marca, a perspectiva que eles criam do seu serviço ou produto.
Sendo assim, escolha se posicionar da forma mais humana possível: lembre-se que fechar negócio não é simplesmente realizar um processo que envolve dinheiro, mas uma possibilidade de melhorar as atividades na sociedade e proporcionar uma otimização na qualidade de vida.
Inclusive, um atendimento bem feito pode resultar em um aumento de 30% da possibilidade de conversão, de acordo com os dados da Clint Digital.
Portanto, em cada reunião de negócios ou atendimento aos clientes, busque melhorar a sua postura e otimizar a sua abordagem, a fim de gerar fidelização em alta escala!
A forma como o carro utilizado pela equipe comercial é apresentado, em seus destinos, possui um peso muito grande.
Tente ver pela perspectiva de um cliente: se o veículo corporativo aparecesse em sua propriedade com uma aparência mal cuidada e suja, qual a imagem que você criaria da empresa que tal carro está representando?
Além disso, manter a limpeza do carro executivo é importante pela questão da higiene e do seu bem estar, como colaborador.
Sendo assim, faça a sua parte e seja dedicado nessa questão também. Aliás, você vai perceber que o seu trabalho comercial vai render muito mais, simplesmente pelo fato de o seu trajeto até o cliente ter sido agradável.
O uso indevido do veículo é, sem dúvidas, a questão mais importante para o seu caso.
Como a sua empresa cede o carro executivo para que você o utilize a fim de realizar o seu trabalho, é sua responsabilidade realizar um uso consciente do veículo.
Nesse sentido, algumas atitudes podem ser colocadas em prática, para que a utilização do carro seja apropriada e alinhada ao desejo da empresa. Confira algumas delas:
De modo geral, a velocidade elevada possui influência nos gastos de combustível. Mais do que isso, caracteriza uma alta probabilidade para a ocorrência de acidentes de trânsito.
Por conta disso, respeite sempre o limite, de acordo com o tipo da via.
Como já mencionamos, o lugar onde você estaciona é primordial para a segurança do veículo.
No entanto, estacionar em locais proibidos pode ocasionar uma desestabilidade econômica para a sua empresa, tendo em vista que essa atitude gera multas.
Não estacione em esquinas, pontes, túneis, viadutos, na contramão, entradas de garagens e locais que não correspondem ao seu perfil (como vagas para idosos ou deficientes, por exemplo).
Outro ponto muito importante é a questão das paradas.
Se o veículo utilizado nas operações da equipe comercial for plotado, o cuidado com as paradas é ainda mais primordial, visto que as pessoas podem claramente o reconhecer como propriedade da empresa.
Por isso, em suas visitas comerciais, tenha cuidado para não manchar a imagem da sua empresa. Evite paradas desnecessárias!
Para finalizar, uma dica fundamental é estar sempre aprimorando o seu trabalho.
Como colaborador do setor comercial e componente de uma equipe de vendas, você precisa estar se preparando e evoluindo a cada dia mais, especializando-se na área de vendas e aprimorando suas habilidades.
Neste sentido, uma recomendação é escutar um podcast relacionado ao seu trabalho enquanto você conduz o carro da empresa até o destino em questão, durante as operações da equipe comercial.
Assim, como dizem, você estará “unindo o útil ao agradável”!
Chegando ao fim, o que achou do conteúdo? Você ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários o seu depoimento ou a sua pergunta, te responderemos com muito prazer!
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