Política de frotas: aprenda a padronizar as operações de delivery!

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Você sabe a importância de padronizar as operações de delivery?

De maneira geral, o serviço de delivery é uma das atividades que mais cresceram nesse último ano, por conta da pandemia e da necessidade do distanciamento social.

Por conseguinte, os clientes exigem uma velocidade de entrega cada vez maior, em especial no segmento da alimentação. Tornam-se necessárias, dessa forma, agilidade e produtividade por parte da frota veicular, responsável pela entrega.

A padronização do delivery surge exatamente nesse cenário: em que os clientes exigem um serviço veloz e que atenda às suas expectativas.

Para que isso se torne realidade, cabe a você - enquanto gestor da frota veicular - criar uma política de frotas com esse objetivo. 

Nela, deve haver regras e normas relacionadas a esse intuito, para que os seus motoristas sigam esse “padrão”.

No presente artigo, vamos te mostrar a melhor maneira de criar uma política para a sua frota, além de #3 fatores que não podem faltar nela.

Confira!

Como padronizar as operações de delivery?

Como mencionamos, as operações de delivery devem ser ágeis e velozes, para que a experiência do cliente seja favorável para ele.

Sendo assim, padronizar as operações é o melhor caminho, tendo em vista que os motoristas passarão a seguir um único planejamento estratégico, cujo objetivo é justamente o rápido rendimento.

Para que isso se torne realidade, alguns aspectos precisam ser inseridos no seu documento - a política de frotas.

Essas normas irão fundamentar o padrão que o colaborador deve seguir durante as operações de campo.

Confira abaixo os 3 fatores que não podem faltar:

#3 fatores indispensáveis para as suas operações

Como mencionamos, o que vai demonstrar a qualidade do seu delivery é a velocidade da entrega.

Todavia, de nada adianta uma operação rápida se o produto a ser entregue chegar ao destino com danos e avarias.

Portanto, em sua política de frotas deve haver normas relacionadas tanto à produtividade, como também à segurança da carga, ainda mais se ela for perecível.

Para isso, os itens que você não pode deixar de fora da política são:

#1 Rotas mais rápidas

Para comprovar o que estávamos comentando, de acordo com uma pesquisa realizada pela revista Exame, a acessibilidade das empresas de delivery e a velocidade das entregas é o fator mais observado pelos clientes.

Portanto, a escolha do itinerário até os destinos faz toda a diferença nesse processo.

Por exemplo, em empresas onde não há padronização nos itinerários, os próprios motoristas escolhem as rotas até os clientes, gerando assim desorganização.

Por consequência, os clientes podem sofrer com atrasos nos pedidos, interferindo assim em sua experiência com a marca.

O roteirizador como solução

Nesse sentido, a solução mais recomendada é o uso do roteirizador.

Essa funcionalidade trata-se de uma ferramenta que automatiza a escolha das rotas, visando velocidade, economia de tempo e também de despesas como o combustível.

Por ser integrada com o Google Maps e o Waze, o entregador pode seguir as rotas mais ágeis, enquanto você monitora isso em tempo real.

Dessa forma, não só o cliente recebe benefícios, como também a sua empresa, que usufrui desse ganho operacional.

#2 Tempo de carregamento do veículo

Outro fator que deve estar inserido na sua política de frotas é o tempo destinado para o veículo ser carregado com a mercadoria em questão.

Para padronizar as operações de delivery adequadamente, cabe a você, gestor, determinar um período certo para que essa etapa do processo seja finalizada.

Para escolher essa variável, analise a realidade da sua frota: quantos veículos você detém? Quantos são os motoristas? Qual é a quantidade de entregas que você deve fazer?

Ao observar tudo isso, estipule um tempo padrão, para que todos os motoristas sigam, tendo assim o mesmo desempenho entre si.

Regras de rastreamento

Nesse contexto, as regras de rastreamento são a ferramenta mais recomendada. Elas são funcionalidades que te ajudam a padronizar as operações de delivery!

No sistema de rastreamento veicular, você pode cadastrar esse período de tempo, gerando assim esse padrão mencionado.

Como o software monitora em tempo real o desempenho dos veículos, o próprio sistema te notifica se o motorista não seguir essa regra.

padronizar as operações de delivery

#3 Cuidado com as entregas

Por fim, como já comentamos, o cuidado com as mercadorias que serão entregues no serviço de delivery é imprescindível.

Nesse sentido, a forma como eles são colocados no compartimento de carga do veículo (em especial se esse for uma motocicleta), faz toda a diferença na qualidade do serviço.

Lembre-se que um delivery excelente demonstra a excelência da própria empresa, responsável por ele.

Como gestor, é sua função se certificar de que esse zelo seja aplicado em todas as entregas.

Automação como uma forma de controle

Para finalizar esse artigo, devemos pontuar que o módulo de automação do sistema é a melhor forma de controlar a rotina dos motoristas e seu desempenho em campo.

Para garantir que o cuidado está sendo mesmo exercido no delivery, você pode criar formulários para os colaboradores responderem.

Nesses formulários, cabe a você inserir a personalização que desejar.

Por exemplo: você deseja saber em que horário o motorista chegou no destino? Crie um formulário com um checkbox de check in e check out.

Você precisa saber se a entrega foi de fato realizada? Insira um formulário com a obrigação de mandar uma foto.

Por fim, você deseja saber se houve cuidado com as mercadorias? Peça para o motorista comprovar isso por meio do formulário, em uma foto ou resposta por texto.

Dessa forma, a política de frotas será de fato praticada, visto que haverá um monitoramento.

padronizar as operações de delivery

No mais, disponibilizamos um modelo de política de frotas para você baixar! Ele é editável, para que você estabeleça as regras segundo o modelo do seu negócio e com base em suas necessidades! Assim, você vai padronizar as operações de delivery!

Faça um bom proveito!

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