Você já ouviu falar do termo perda operacional?
Em suma, quando se trata de operações de campo, alguns conceitos podem ser relacionados, em especial para avaliar o desempenho dos serviços e entregas, realizados pela frota.
As concepções de ganho operacional e perda operacional estão inseridos nisso, visto que caracterizam o resultado das operações e a performance dos veículos da frota.
Em se tratando da perda, pode-se afirmar que é um resultado desfavorável para a sua empresa, que pode estar sofrendo com prejuízos financeiros, ao passo que sua produtividade não está elevada.
Nesse artigo, separamos 5 sinais que podem indicar que você está sofrendo com perda operacional. Por meio deles, esperamos que você identifique o que precisa ser mudado e passe a trabalhar por um melhor desempenho das operações.
Confira!
A perda operacional pode ser caracterizada pelos altos custos que envolvem uma operação - como o combustível, manutenções das peças, conservação e remuneração dos motoristas - ao passo que o rendimento não é tão favorável assim.
Nesse contexto, alguma coisa pode estar afetando a performance da sua frota, gerando assim um certo desânimo para a sua equipe de campo, prejuízo para o seu negócio e insatisfação para os clientes.
Em síntese, a perda operacional pode ocorrer por falta de estratégia e planejamento.
Na maioria das vezes, ela aparece porque você não realizou uma análise aprofundada do que é realmente necessário para determinado objetivo.
Devem existir os seguintes questionamentos:
Por meio de uma perspectiva analítica, a perda operacional pode ser extinta e a sua empresa tenderá a crescer cada vez mais.
Em contrapartida, se você nem ao menos sabe o que está causando-a - e se ela existe em sua corporação - os 5 sinais podem te ajudar.
No cotidiano das operações, é normal haver gastos com combustível, visto que algumas entregas e serviços acontecem em locais distantes.
Todavia, quando esses custos passam a gerar prejuízos - ou seja, os gastos passam a ser muito elevados - sua economia pode estar sendo desregulada.
Portanto, é fundamental que você tenha o controle sobre os custos, que saiba a origem de cada despesa e as regule corretamente, visando equilíbrio.
Se não há esse gerenciamento, você pode estar gastando exageradamente com combustível sem que exista essa necessidade.
Resumidamente, gastos excessivos sem embasamento ou motivo concreto indicam perda operacional.
Um erro bastante cometido pelos gestores de frota e empresários de negócios que realizam operações de campo é a escolha de muitos motoristas para determinado itinerário, sem que isso seja realmente necessário.
Nesse cenário, a falta de planejamento te leva a enviar um número muito grande de veículos para uma só operação, sendo que esse itinerário em questão poderia ser realizado por apenas um ou dois veículos.
Além disso, muitos pensam que um maior número de veículos gera mais velocidade para as operações, enquanto o que realmente falta é a roteirização dos trajetos para gerar essa agilidade.
Assim, um número menor de veículos é utilizado - o que gera economia de combustível e manutenção - e todas as regiões são atendidas.
Para isso, dá-se o nome de estratégia!
O terceiro sinal que indica que sua empresa pode estar sofrendo com perda operacional é a aleatoriedade na escolha das rotas.
Como já comentamos no tópico anterior, o roteirizador é uma ótima ferramenta para organizar os trajetos e escolher estrategicamente as rotas até o destino.
Além de poupar o envio excessivo de veículos, o uso da roteirização ainda otimiza a segurança dos itinerários e gera uma maior exatidão nas operações.
Se você está percebendo improdutividade na sua frota, gastos elevados envolvidos e mesmo assim, resultados negativos, a escolha das rotas pode estar relacionada a isso.
A jornada de trabalho dos colaboradores é um fator no qual você deve se atentar bastante, tendo em vista as consequências que ele pode gerar.
Se a carga horária dos motoristas está desregulada, isto é, não há um horário exato de expediente, pelo contrário, os colaboradores têm de realizar horas extras para cumprir as demandas, esse pode ser um sinal de perda operacional.
Caso a sua frota não esteja dando conta dos clientes e da quantidade de serviços, o motivo pode ser a falta de organização das operações.
Neste contexto, regular a jornada de trabalho é crucial para iniciar a evolução até o ganho operacional.
Por fim, devemos destacar o sinal mais perceptível.
Se ele estiver presente no seu cotidiano e desempenho, significa que você precisa realizar medidas para melhoria urgentemente.
O prejuízo na economia - que passa a ser instável - é o principal indicativo da perda operacional, ainda mais se o seu esforço e dedicação nas operações continuam fortes.
Para extinguir todos esses sinais e, por conseguinte, a perda operacional, iniciar planejando os serviços e determinando estratégias é um bom caminho.
Ademais, vale ressaltar que estar sempre cuidando da gestão financeira da empresa faz toda a diferença.
Você vai ver resultados muito positivos!
Quer saber mais sobre roteirização e gestão veicular?
Tag: frota, perda operacional, produtividade, uso indevido do veículo, veiculosRotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!