A política de frotas para entregas de gás e água tem como objetivo otimizar essas operações, tendo em vista que elas demandam agilidade e um rápido atendimento.
Nesse sentido, além da boa conduta do motorista nesse processo, é necessário um planejamento estratégico dessas operações, para que elas sejam bem sucedidas e favoráveis para o cliente.
Além disso, uma necessidade desse modelo de negócio é a segurança das entregas, por conta de sua fragilidade e valor agregado.
Dependendo do modo como os deslocamentos ocorrem, o gás e a água podem sofrer danos, os quais - em decorrência da gravidade - acabam se tornando inadequados para o uso por parte do cliente.
Neste artigo, separamos alguns pontos essenciais que devem nortear suas operações de entregas de gás e água.
Esperamos que identificando-os, você possa aplicar esses fatores em sua política de frotas e assim otimizar as suas operações cada vez mais!
Acompanhe conosco!
De modo geral, as operações de entregas, tanto de gás quanto de água, seguem uma certa lógica de raciocínio, visto que ocorrem na modalidade de pronto atendimento.
Resumidamente, esse modo de realizar entregas se baseia na demanda - por parte do cliente - naquele mesmo momento.
Sendo assim, exige-se agilidade dos motoristas. Em adição, deve haver uma organização esquematizada por parte dos gestores da frota, para que a equipe de campo e a equipe de gerenciamento estejam alinhadas.
Com esse alinhamento, espera-se que as operações supram as necessidades dos clientes, que pedem a entrega desses produtos por serem essenciais e se tratar de uma situação urgente.
No entanto, para que os trajetos de entrega realmente sejam produtivos, é preciso aplicar algumas normas na política de frotas da empresa. Essas regras devem conter especificações com a finalidade de otimizar as operações.
Para te auxiliar nisso, separamos 3 fatores que devem estar em uma política de frotas para entregas de gás e água. Aplicando-os, você está determinando uma maneira de cumprir as operações com base no que a sua empresa precisa.
Primeiramente, é importante ressaltar que as operações começam ainda na empresa, quando o colaborador - que também é o motorista - precisa carregar o veículo com os produtos a serem entregues.
Nessa etapa do processo, é necessário muito zelo e cuidado com as mercadorias. Em especial na maneira que elas são colocadas no compartimento de carga do veículo.
Tendo em vista que a maioria das frotas que realizam esse tipo de entrega são formadas por veículos maiores, como picapes e chassis-cabine, por exemplo.
Inclusive, é de extrema importância realizar uma pesquisa acerca dos melhores veículos para o seu tipo de operação. Leve em consideração o consumo do combustível, a potência e o tamanho do compartimento de carga.
Isso deve ser feito pois dependendo dessas variáveis, você pode tornar os deslocamentos mais econômicos e produtivos, com um número de entregas realizadas ainda maior.
No entanto, não é só o tipo de veículo que irá determinar o rendimento da operação.
Como já comentamos, sua política de frotas deve conter normas para os motoristas seguirem. Dessa forma, o pronto atendimento funcionará perfeitamente!
Abaixo, acompanhe alguns desses aspectos:
Na correria do dia - ainda mais nesse tipo de operação - é comum os colaboradores estarem com pressa e bastante nervosos por terem outra entrega em seguida.
Todavia, o cuidado com as mercadorias não deve passar despercebido!
Isso envolve várias etapas: tanto o preparo das mercadorias, que já comentamos, como também a entrega em si - o contato com o cliente.
Por conta disso, o primeiro fator que deve compor a política de frotas para entregas de gás e água é uma norma específica. Ou, até mesmo, um conjunto de recomendações, para o motorista seguir na hora de realizar a entrega.
Por exemplo: como deve ser feita a instalação, no caso de a encomenda ser um gás?
Como devem ser dispostos no veículo todas as entregas do dia? De que forma o colaborador deve retirá-las do veículo?
Ademais, o cuidado também deve ser aplicado no veículo em si. A condição dele reflete diretamente na qualidade das mercadorias.
Assim, insira em sua política a necessidade de manutenções preventivas periódicas. Essas revisões são fundamentais para manter a conservação da frota e a segurança das operações, tanto em relação aos produtos, como também aos motoristas.
Outro ponto bastante crucial que deve estar em sua política de frota para entregas de gás e água é a determinação de como são escolhidas as rotas.
Uma vez inserida a sua estratégia - desenvolvida como gestor dos veículos da empresa - os condutores devem segui-la, visto que a política trata-se de um termo oficial de acordo entre o empregado e a empresa.
Portanto, se você visa economia, a melhor forma de gerá-la é realizando um planejamento dos itinerários.
Por último, um fator que certamente deve estar na política de frotas da sua empresa é a obrigatoriedade da identificação de motorista.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em casos de infrações realizadas com um veículo cujo proprietário é uma pessoa jurídica e o motorista não é identificado, a multa é dobrada.
As consequências para esse caso são as seguintes:
Para evitar esse prejuízo, é fundamental que você coloque em sua política de frotas a obrigatoriedade da identificação do motorista.
Tendo em vista os fatores que devem estar na política de frotas para entregas de gás e água, preparamos algumas possibilidades para solucionar os problemas citados.
Confira!
Como mencionamos, manter as mercadorias seguras e bem preservadas é essencial. Por isso, comentamos sobre a necessidade da manutenção preventiva.
Por meio de um sistema de gestão de frotas, você pode montar um plano de manutenção, o qual é automatizado pelo próprio software.
Dessa forma, basta inserir as peças a serem verificadas e a frequência das revisões, que o sistema notifica!
Quanto à organização dos itinerários - que também interfere na conservação das mercadorias e dos veículos - a melhor opção é investir no rastreamento veicular.
Por meio do mapa dinâmico, seu pronto atendimento poderá ser feito com uma maior velocidade. Isso porque você visualiza todos os destinos e os veículos mais próximos a eles.
Confira um exemplo na imagem abaixo:
Para finalizar, a identificação de motoristas - que evita muitos problemas como o prejuízo financeiro - pode ser realizada de uma forma muito prática.
A nova forma de identificar o condutor é por meio de um QR Code!
Dessa forma, você evita que os colaboradores esqueçam ou percam tempo fazendo essa identificação de outras formas.
No vídeo que preparamos, você pode saber todos os detalhes sobre a id por Qr Code!
No mais, disponibilizamos um modelo de política de frotas para você baixar! Ele é editável, para que você estabeleça as regras segundo o modelo do seu negócio e com base em suas necessidades!
Aproveite!
Conta pra gente, o que você achou da política de frotas para entregas de gás e água?
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