Você sabe quais os resultados de criar uma política de frotas para equipe comercial?
Em síntese, várias empresas concedem os veículos corporativos para que os colaboradores da equipe comercial os utilizem. Esse uso se dá para a realização de visitas aos clientes e reuniões de negociação, por exemplo.
Por conta disso, os vendedores da corporação podem ser também os motoristas dos veículos, durante as operações de campo.
Nesse cenário, é fundamental que haja algumas normas nesse processo, para que a sua empresa não sofra com prejuízos financeiros e tenha um bom rendimento em seus itinerários.
É aqui que a política de frotas entra! Por se tratar de um documento que a própria empresa estabelece, formado pelas regras de uso do veículo e obrigações referentes às operações de campo.
Neste artigo, separamos alguns dos fatores que devem estar presentes em sua política de frotas para equipe comercial. A partir deles, você pode aplicar um controle muito maior sobre as operações.
Acompanhe conosco!
De modo geral, as operações de campo realizadas pela equipe de vendas têm objetivos completamente comerciais e de relacionamento com o cliente.
Sendo assim, geralmente não há o transporte de cargas, a não ser algumas amostras ou catálogos, no caso das reuniões de vendas.
Portanto, as principais necessidades dizem respeito à economia da empresa, que não deve sofrer prejuízos por conta desse deslocamento.
Além disso, à imagem da corporação perante o mercado de trabalho e o cumprimento da intenção da visita, sem quaisquer complicações.
Confira agora os principais fatores - que devem estar inseridos em sua política de frotas - responsáveis por otimizar suas operações de campo!
De fato, algumas características desse tipo de operação em específico estão relacionadas aos benefícios da empresa em si.
No entanto, a maioria está ligada à forma como os clientes enxergam a sua corporação, visto que a equipe de vendas a representa externamente. Os veículos utilizados pelos colaboradores têm uma grande importância nisso.
É com base nisso que selecionamos os três fatores a seguir:
Em primeiro lugar, a conservação dos veículos é de extrema importância para a sua imagem.
Ao chegar no destino para uma reunião ou uma possível venda, o veículo que transportou a equipe comercial revelará muito sobre a sua corporação: há cuidado? Sua empresa realiza bons investimentos?
Nesse sentido, é necessário estabelecer algumas regras referentes à preservação do carro.
Observe algumas delas:
A forma como o seu colaborador conduz o veículo impacta diretamente no estado da frota veicular.
Portanto, verifique se os motoristas respeitam o limite de velocidade, como são realizadas as curvas e se os eventos de telemetria (acelerações e freadas) são feitos com tranquilidade.
A qualidade do combustível que o motorista coloca no veículo da sua empresa também pode interferir no desempenho e na conservação do motor do carro.
Se você não determina certos postos de combustível para o abastecimento da sua frota, esse deve ser o seu próximo passo.
Outro ponto que faz toda a diferença na conservação do veículo é a verificação periódica de insumos como o óleo e a água do radiador.
É importante que os colaboradores da sua empresa pratiquem isso quando forem abastecer e antes de trajetos muito longos, por exemplo.
Resumidamente, é essencial estabelecer regras relacionadas em sua política de frotas, para que os motoristas se comprometam com a conservação da frota.
Outro fator que deve estar contido em sua política de frotas é a proibição de trajetos até locais inadequados, que manchariam a imagem da empresa.
Esse ponto é ainda mais importante no caso das empresas cujos veículos são plotados.
Portanto, em sua política, determine que os colaboradores não podem parar em bares e outros estabelecimentos parecidos.
Dessa forma, eles seguirão o trajeto programado, não causarão problemas para a sua imagem e ainda serão mais produtivos!
Por último, devemos destacar os treinamentos com os motoristas, tanto em relação à sua condução, como também em seu ofício como vendedor.
Em sua política de frotas para equipe comercial, estabeleça dias específicos para realizar treinamentos e mentorias com os colaboradores.
Neles, é importante apontar os erros que você identificou ao longo do mês, para corrigi-los, e também aplicar novas metas de rendimento.
Inclusive, realizar treinamentos com a equipe de vendas é de extrema importância para manter a motivação dos colaboradores.
Para finalizar esse artigo, trouxemos algumas sugestões que podem solucionar as problemáticas que citamos.
Por meio delas, esperamos que as suas operações de campo passem a ser ainda melhores.
Como mencionamos, a conservação dos carros é imprescindível para a boa imagem da sua empresa perante os clientes.
Dessa forma, a dirigibilidade por parte do motorista pode ser corrigida a partir do monitoramento por rastreamento veicular.
Tendo acesso aos dados de localização e aos eventos de telemetria, você pode identificar quais dos motoristas estão praticando o uso indevido do veículo, para assim corrigi-lo.
Além disso, o módulo de gestão de frotas também é uma ferramenta útil para essa situação, em especial por conta da ferramenta de plano de manutenção. Através dele, você pode aplicar a manutenção preventiva.
Ainda no sistema de rastreamento, você pode cadastrar os pontos proibidos no mapa.
Dessa forma, se os motoristas adentrarem nessas regiões e pararem nesses locais, o próprio sistema te notifica!
Além desses fatores, você pode analisar a realidade da sua frota e criar a sua própria política de frotas para equipe comercial.
Disponibilizamos um modelo de política de frotas para você baixar! Ele é editável, para que você estabeleça as regras segundo o modelo do seu negócio e com base em suas necessidades!
Faça um bom proveito!
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