A política de frotas para prestadoras de serviço serve como uma forma de regularizar as operações de campo e torná-las produtivas e econômicas.
Como as empresas que prestam serviços utilizam os veículos para ir até às localidades que demandam os serviços, é essencial que um conjunto de normas seja seguido, para que as operações prossigam organizadas.
A isso dá-se o nome de “política de frotas”, a qual é segmentada de acordo com cada modelo de empresa.
Nesse caso em específico, é uma necessidade das prestadoras de serviço a agilidade do envio dos veículos aos destinos, a otimização do tempo para a finalização de cada atendimento e a economia nesse processo todo.
A política tem como intuito justamente isso: determinar regras de acordo com o que é fundamental para a sua empresa e deve ser seguido pelos motoristas.
Neste artigo, vamos te mostrar a melhor forma de criar uma política de frotas para prestadoras de serviço. Também explicaremos qual é a importância disso para o rendimento da sua empresa.
Acompanhe conosco!
De modo geral, pode-se dizer que as empresas prestadoras de serviço possuem operações de campo em dois modelos diferentes: por agendamento ou por pronto atendimento.
Quando a operação é agendada anteriormente - que é o caso das empresas de instalação de aparelhos, limpeza, frete e saneamento, por exemplo - há uma certa política de frotas.
No caso das corporações que realizam serviços de pronto atendimento - isto é, empresas que portam ambulâncias, que fazem manutenções, são dedetizadoras ou provedoras de internet - a política é diferente.
Além dessa diferença, há muitas outras segmentadas, visto que cada empresa trabalha de acordo com os seus valores e objetivos específicos.
Essa é uma das principais características da política de frotas: a flexibilidade que ela proporciona.
De todo o modo, as empresas prestadoras de serviços devem seguir alguns pressupostos básicos, para que a operação de campo seja bem sucedida e proporcione uma boa experiência ao cliente.
Abaixo, selecionamos 3 desses fatores, para que você saiba o que deve conter em sua política de frotas:
Como mencionamos, existem alguns fatores que devem ser zelados em toda prestadora de serviços. Isso porque se trata de um tipo de operação em que o motorista também é o prestador.
Sendo assim, além da conduta no trânsito - isto é, durante o trajeto até o destino - deve-se prestar atenção no comportamento do colaborador durante o serviço.
Além disso, é essencial a economia de tempo, em especial no modelo de pronto atendimento, pois quanto mais rápido, mais destinos poderão ser visitados.
Nesse sentido, se o motorista praticar ociosidade, optar por itinerários mais longos, ou realizar paradas em excesso, até mesmo, essa economia não é efetiva.
Para preservar a eficiência, o cuidado, a produtividade e a economia, os fatores abaixo devem estar inseridos em sua política de frotas para prestadoras de serviço:
A maioria das empresas que prestam serviços e dependem de uma frota veicular para isso controlam o tempo da operação com base no período de duração até um serviço ser concluído.
Dessa maneira, é fundamental que você estabeleça um período determinado para a finalização da manutenção, assistência, instalação ou qualquer outro serviço que a sua empresa realize.
Na política de frotas, acrescente essa informação, como uma regra.
Assim, seus motoristas terão um comportamento padronizado durante o expediente, inclusive tendo o mesmo rendimento entre eles.
Outro fator que deve estar na política de frotas para prestadoras de serviço é a determinação de pontos específicos em que as paradas são permitidas.
Como mencionamos, sua empresa acaba passando por prejuízo quando as paradas são efetuadas em excesso.
A consequência disso é ainda mais agravada quando o motorista aproveita essas paradas para praticar a ociosidade. Atrasando assim todo o planejamento de visitas para aquele dia - no caso das empresas que trabalham por agendamento.
Em sua política de frotas, especifique quais são as paradas permitidas ou ao menos a quantidade delas a cada período de tempo.
Dessa forma, seus colaboradores terão uma base e sua empresa não terá a economia prejudicada.
Por último, um ponto indispensável para a sua política é a ordem para seguir as rotas mais rápidas.
Se os seus motoristas escolhem os próprios trajetos até os destinos - sem haver sequer um padrão ou modelo - seus serviços tendem a ser lentos, o que prejudica na experiência do cliente.
Hoje em dia, o que a clientela espera das empresas cujo serviço é contratado é agilidade. Além de uma resolução prática do seu problema.
Por causa disso, é importante colocar em sua política de frotas um certo padrão a se seguir, para que todos os condutores da sua corporação estejam alinhados.
Na teoria, os 3 fatores podem ser compreendidos e você pode até concordar com eles. Todavia, como colocar essa política de frotas para prestadoras de serviço em prática?
Para cada um deles, o sistema de rastreamento veicular tem uma solução!
Inicialmente, devemos ressaltar que é o rastreamento que possibilita um monitoramento veicular integral. Ou seja, é o software que fornece informações que te permitem ter o controle sobre as operações de campo.
Com base nos dados de localização, eventos de telemetria, informações de deslocamento, velocidade média e identificação de motoristas, você já consegue identificar quais os problemas que têm interferido no rendimento dos serviços.
Em relação ao tempo determinado para a conclusão de um serviço, o sistema oferece uma ferramenta que padroniza isso.
Dentro do software, você pode estabelecer esse período, registrando-o. Dessa forma, caso o motorista o ultrapasse, o próprio sistema te notifica.
Dessa forma, você não precisa ficar controlando isso, o processo é automatizado!
Quanto às paradas, é importante ressaltar que você pode visualizá-las no mapa dinâmico do sistema.
Ademais, caso haja alguns pontos nos quais você não quer que os motoristas parem, basta estabelecer uma cerca virtual na localização.
Dessa forma, o sistema estará monitorando e notificando cada entrada e saída da cerca.
Por fim, a escolha das rotas pode acontecer de forma efetiva por meio de um módulo do rastreamento, a roteirização.
O roteirizador é uma ferramenta que aponta as rotas mais rápidas até o destino que você precisar. Ele é integrado a outros softwares de localização, como o Google Maps e o Waze.
Por meio dela, suas operações serão otimizadas e muito mais ágeis.
Conta pra gente! O que achou da política de frotas para prestadoras de serviço? Comece a aplicá-la em sua empresa agora mesmo!
Disponibilizamos um modelo de política de frotas para você baixar! Ele é editável, para que você estabeleça as regras segundo o modelo do seu negócio e com base em suas necessidades!
Faça um bom proveito!
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