Quais as vantagens em definir o tempo de atendimento por tipo de destino?

Entenda a importância da definição de um tempo máximo de atendimento com base no tipo de destino

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Uma gestão de frotas de qualidade é sinônimo de rotas organizadas, porém, não existe uma regra única e infalível para resolver todos os problemas organizacionais de um negócio.

É preciso de muita perspicácia da parte do gestor de frotas para observar a realidade da sua frota, entender os problemas que afetam a qualidade dos serviços e aplicar medidas que resolvam esses gaps.

Uma forma de fazer isso é definir um tempo de atendimento padrão para cada tipo de destino. Dessa forma, você aumenta a produtividade da sua frota e garante que seus motoristas não gastem mais tempo que o necessário nesses locais.

Nesse sentido, desenvolvemos esse artigo para que você entenda a importância de organizar sua gestão de frotas e como você pode fazer isso ao definir um tempo limite de parada por tipo de destino. Boa leitura! 

Tempo de atendimento por tipo de destino: entenda a importância dessa medida organizacional

Tempo de atendimento é a métrica usada para medir o tempo total que seus motoristas ficam em determinado local, podendo ser desde o atendimento de clientes até paradas em postos de gasolina para abastecer. 

Observando esses exemplos, você já consegue perceber que o tempo de atendimento não é padrão. Na realidade, ele depende de algumas variáveis, entre elas temos o tipo de destino. 

A lógica é simples: se seu motorista demora, por exemplo, 15 minutos em um posto e 30 minutos em outro, algo não está certo. Nesses casos, fique esperto; essa variação de tempo parado em destinos da mesma categoria é um dos principais sinais de má conduta dos motoristas!

Importante ressaltar que o tempo de atendimento só começa a ser contado do momento que o motorista para com o veículo no destino, e a contagem só acaba quando o veículo é ligado para que ele se desloque a outro destino.

Ao definir um horário padrão para parada em destinos da mesma categoria você atua de maneira positiva principalmente em 3 frentes: finanças da empresa, autonomia dos motoristas e produtividade da frota. Veja mais a seguir:

Finanças

A definição do tempo de atendimento por tipo de destino está ligado diretamente às finanças da empresa, por isso, precisa ser definido (e controlado) pelo gestor de frota. Existem diferentes tipos de destino, entre eles:

  • Mecânicas;
  • Fornecedores;
  • Locais de carga;
  • Locais de descarga;
  • Clientes.

Pense comigo: faz sentido determinado motorista demorar, em média, 30 minutos em um local de descarga, enquanto a maioria dos motoristas demoram 15 minutos? São esses gaps que você deve observar para aplicar os horários de parada por tipo de destino.

Demorar 20 minutos a mais em um local é perder um tempo que poderia ser usado para atender outras demandas. Se essa demora acontece constantemente, saiba que o impacto negativo nas finanças da empresa é muito maior do que parece.

Uma boa gestão de frotas necessita de organização, e isso pode ser atingido com a definição de um tempo de atendimento para diferentes tipos de destino e motoristas que entendam a importância disso. 

O ideal é que, com o tempo, isso se torne parte da cultura da sua empresa a tal ponto que mesmo novos colaboradores já entrem entendo que existe um tempo de parada para cada tipo de destino.

Autonomia

A definição do tempo de atendimento por tipo de destino também indica o nível de autonomia que seu motorista tem para atuar nas operações de campo.

Se a sua empresa realiza operações em diferentes tipos de destino, isso significa que eles também precisam estar alinhados com os horários permitidos para atuar com autonomia.

Forneça treinamentos, reuniões e tudo o que for necessário para que seus colaboradores consigam atuar nos diferentes tipos de destino, sempre entendendo que cada um deles tem suas particularidades.

Produtividade

Ao separar os destinos por categoria, você torna as operações de campo mais assertivas e organizadas, pois você estará fornecendo o tempo necessário que cada tipo de destino precisa.

Dessa forma, seus parceiros — sejam eles clientes ou mesmo fornecedores — vão estar cada vez mais satisfeitos com os serviços prestados, tanto pela agilidade nos atendimentos, quanto na organização das rotas e profissionalismo da sua empresa.

Para atingir isso, observe o desempenho dos motoristas e suas atitudes durante operações em diferentes tipos de destino. Você conseguirá perceber quais motoristas atendem com maior precisão e quais oscilam mais.

A partir disso, você pode corrigir a conduta de seus colaboradores e, consequentemente, melhorar a produtividade da sua equipe.

Felizmente, já existem tecnologias modernas que facilitam esse controle das operações, incluindo a definição do tempo de atendimento em destinos do mesmo tipo. Muito bom, não é mesmo?

Automação: regra de parada em destino por importância auxilia no aumento da produtividade da equipe!

Como você pode ver, são muitos os ganhos organizacionais para aqueles que definem um tempo de atendimento especial para diferentes tipos de destinos. Pensando nisso, a RotaExata desenvolveu o mais novo módulo de Automação.

Essa inovadora solução da RotaExata tem como base outro módulo que é referência no mercado: o rastreamento veicular. 

É ele quem capta as informações mais essenciais das operações, entre elas estão a posição do veículo, sua velocidade e quilometragem rodada. Também captura eventos de telemetria que apontam para um uso indevido dos veículos, sendo eles:

  • Aceleradas bruscas;
  • Freadas bruscas;
  • Curvas bruscas.

A partir da união entre rastreamento veicular e Automação, diversos processos são automatizados. Isso não melhora apenas a produtividade das operações de campo, mas do próprio gestor de frotas, que terá mais tempo para atuar em outras frentes!

Para definir um tempo de atendimento específico para cada tipo de destino, é muito simples. Basta que o gestor registre a regra de parada em destino por tipo. Dentro do sistema, você irá separar os destinos por categorias, e definir um horário de atendimento para cada um deles.

Depois disso, o sistema faz todo o trabalho de garantir se as regras estão sendo respeitadas. Caso essa ou qualquer outra regra for quebrada, o sistema RotaExata notifica você, gestor de frota, e o motorista que violou a regra. Tudo de maneira automática!

E os benefícios não param por aí. Você também pode criar checklists automatizados para auxiliar na organização de tudo o que precisa ser feito antes de iniciar as rotas, registrar entregas, serviços realizados e até mesmo justificativas.

Imagine que seu motorista tenha que fazer uma descarga em 10 minutos; a partir do momento que o sistema vê que ele passou dos 10 minutos, você é notificado e o motorista também. 

A partir disso, você decide o que fazer. Pode conversar com o motorista para entender a situação, ver se realmente foi necessário passar daquele tempo ou se foi uma falta de agilidade mesmo.

Caso isso repita muito, pode ser um sinal de que seu colaborador esteja com dificuldades ou até mesmo não tenha os conhecimentos necessários para desempenhar os serviços que sua empresa presta.

Porém, se uma grande quantidade de motoristas não consegue cumprir o horário que você colou na regra, busque conversar com eles e até mesmo redefinir o horário estipulado. 

No fim, é tudo uma questão de observar e entender como sua equipe se porta, e quais são as necessidades de seus clientes, fornecedores e outros parceiros. Use o sistema RotaExata da maneira que mais gere benefícios para você e seu negócio.

Vale ressaltar que a validação do tempo que o motorista fica em determinado local tem como base a posição do veículo, ou seja, não é necessária uma ação manual do motorista ou gestor para registrar a chegada ao destino específico.

Caso o tempo passe do estipulado para aquele grupo de clientes, o sistema notifica o gestor da frota, e envia uma pendência que fica aberta até ser respondida pelo motorista.

As pendências podem ser, por exemplo, um campo para escrita onde o motorista tenha que explicar o motivo da demora no local. Você também pode coletar assinaturas via preenchimento de formulário .

As ferramentas do mais novo módulo de Automação são inteligentes e permitem que você colete diversas informações, entre elas:

  • Fotos e imagens;
  • Assinatura do cliente;
  • Data e hora;
  • Texto livre, números;
  • Lista de opções;
  • Inúmeras maneiras de captação!

Conheça mais do novo módulo de Automação RotaExata, desenvolvido exclusivamente para você que deseja automatizar suas operações de campo e simplificar a rotina da sua frota.
Converse com um de nossos especialistas!

 

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RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


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