Política de frotas para o transporte de turismo: saiba quais são os cuidados necessários!

As agências de turismo devem seguir algumas normas para tornarem os itinerários mais organizados. Saiba quais são!

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O transporte de turismo é muito utilizado no Brasil, tendo em vista que é grande o número de estrangeiros que viajam para o país para explorar suas belezas.

Inclusive, de acordo com o Anuário Estatístico de 2020, o Brasil recebe em média 6 milhões de turistas estrangeiros em um só ano.

Percebe-se, então, que os veículos voltados para o transporte de pessoas em itinerários turísticos, visita aos principais pontos culturais brasileiros e guias de viagem são muito requisitados.

Se a sua frota é formada por veículos que possuem essa finalidade, é de extrema importância que você aplique normas correspondentes a esse segmento.

De fato, cabe ao gerenciamento desses veículos a criação de medidas que visam a segurança, o rendimento e a qualidade no transporte dos turistas.

Nesse artigo, você vai aprender a desenvolver uma política de frotas com esse objetivo.

Confira!

Índice:

  1. Veículos de agências de turismo: como funcionam as operações?
  2. #3 fatores indispensáveis para as suas operações
  3. Como garantir que tais fatores sejam colocados em prática?
  4. Soluções!

Veículos de agências de turismo: como funcionam as operações?

Geralmente, as empresas que portam veículos para transporte de turismo são as agências de viagens e tours. Essas oferecem serviços como itinerários culturais ou o deslocamento de estrangeiros para hotéis e aeroportos, por exemplo.

Nesse sentido, trata-se puramente de um transporte de pessoas. Por conta disso, são maiores as responsabilidades dos motoristas e suas também, como gestor da frota.

Esse comprometimento é maior, inclusive, devido às leis que regulamentam o transporte de pessoas, o que inclui as rotas turísticas.

A legislação no transporte de turismo

De acordo com os artigos 734 a 742 do Código Civil, algumas normas são impostas nesse segmento:

  • O transportador deve responder pelos danos causados às pessoas transportadas e suas bagagens;
  • O transportador não pode recusar passageiros, salvo os casos previstos nos regulamentos, ou se as condições de higiene ou de saúde do interessado o justificarem;
  • Caso a viagem seja interrompida por qualquer motivo alheio à vontade do transportador, ele é obrigado a concluir o transporte em outro veículo da mesma categoria;
  • Em relação à obrigação citada acima, caso não haja disponível o segundo transporte, o transportador deve finalizar o itinerário com outro transporte (à sua custa), inclusive sendo ele o responsável por arcar com custos de estadia e alimentação, caso seja obrigatória a espera de outro transporte.

Sendo assim, percebe-se que a má condução do motorista ou a condição inadequada do veículo pode trazer, por consequência, prejuízos muito elevados e insatisfação por parte dos turistas.

Portanto, impor uma política de frotas para o transporte de turistas é fundamental para garantir o êxito nos deslocamentos e o sucesso - tanto da sua empresa, como também dos passageiros.

Abaixo, selecionamos #3 dos principais fatores que devem estar em sua política, para que as operações sejam bem-sucedidas.

Acompanhe:

#3 fatores indispensáveis para as suas operações

Como comentamos no início desse conteúdo, a segurança, a qualidade e o rendimento do transporte de turistas são características que precisam estar presentes.

Tenha em mente que a forma como os turistas serão guiados durante os itinerários vai desenvolver, em suas mentes, uma imagem em relação à sua empresa e até mesmo da sua cidade e do país - no caso dos estrangeiros - que pode ser positiva ou negativa.

Além disso, você deve sempre lembrar que por se tratar do transporte de pessoas, a segurança deve ser a prioridade.

É essencial que todo o cuidado seja aplicado na condução dos veículos, a fim de que não haja riscos de acidentes ou sinistros com a frota.

Os fatores abaixo indicam exatamente isso:

#1 Segurança dos passageiros

Uma das maiores necessidades desse segmento, como você já sabe, é a segurança das pessoas transportadas.

De fato, por não ser uma frota que carrega cargas ou outro tipo de objetos, a responsabilidade é muito maior, por se tratar de vidas.

Dessa forma, todos os componentes envolvidos no transporte dos passageiros devem estar alinhados à proteção desses indivíduos, que contrataram a sua agência de turismo para viverem bons momentos.

A segurança deve estar inserida nos seguintes âmbitos:

Conservação do veículo

Sem dúvidas, o estado do veículo - seja ele um ônibus, uma van ou um micro-ônibus - faz toda a diferença no nível de segurança durante os trajetos.

Portanto, é importante verificar a condição das peças dos veículos regularmente, bem como levar os veículos para revisões completas com certa frequência.

Dessa forma, possíveis problemas com os freios, com os pneus ou até mesmo no ambiente interno do veículo (bancos e cintos de segurança) são evitados.

Direção defensiva

Outro âmbito que possui grande responsabilidade em manter a segurança durante os deslocamentos é a direção.

Tenha em mente que a sensatez e a prudência no trânsito é um fator imprescindível para qualquer tipo de transporte de pessoas.

Deve ser, de fato, uma prioridade!

#2 Dirigibilidade adequada como medida que visa a economia

O segundo fator que é obrigatório em sua política de frotas para o transporte de turismo diz respeito à economia durante os itinerários.

Como mencionamos, de acordo com a lei, o motorista está suscetível a arcar com muitas despesas, caso algo interfira na viagem.

Portanto, é ideal que você verifique a dirigibilidade dos colaboradores e se, de alguma forma, ela está causando prejuízos econômicos.

Isso por conta de gastos elevados como combustível, manutenções corretivas, multas ou até mesmo as despesas obrigatórias por lei, em caso de interrupções nos trajetos.

#3 Acessibilidade nos veículos 

Por fim, devemos destacar que a acessibilidade é um aspecto importante em todos os segmentos de empresa.

Em relação às agências de turismo, isso também é uma realidade.

Nesse sentido, tornar a sua frota acessível para passageiros com algum tipo de deficiência é garantir que a sua corporação se torne cada vez mais humanizada.

Tenha o seguinte pressuposto em mente: ao transportar pessoas, pense em pessoas!

transporte de turismo

Como garantir que tais fatores sejam colocados em prática?

Para finalizar esse conteúdo, trouxemos para você algumas possíveis soluções para as problemáticas apresentadas, as quais interferem no transporte de turismo.

São elas:

Solução para a segurança no transporte de turismo

Para garantir a segurança nos deslocamentos, o mais recomendado é realizar um monitoramento integral do que acontece em campo.

Nesse contexto, a melhor forma de monitorar a sua frota é por meio de um rastreamento veicular, o qual fornece informações - em tempo real - de localização, velocidade e outros eventos de telemetria.

Dessa forma, você saberá exatamente onde estão os veículos, se a velocidade está muito elevada - o que pode causar acidentes - e também a identificação do motorista que está conduzindo.

transporte de turismo

Solução para a dirigibilidade dos colaboradores

Quanto à dirigibilidade dos motoristas, o rastreamento também é uma ótima maneira de identificar o que chamamos de uso indevido do veículo.

Dessa forma, por meio do sistema, você pode descobrir se estão acontecendo atitudes como:

  • Desvios de rota;
  • Uso do veículo para fins particulares;
  • Paradas irregulares, que você não permitiu;
  • Direção muito brusca;
  • Estacionamento em locais proibidos.

E muito mais!

Para encerrar, disponibilizamos um modelo de política de frotas para você baixar! Ele é editável, para que você estabeleça as regras segundo o modelo do seu negócio e com base em suas necessidades!

Utilizando esse documento, você organiza suas operações e torna o transporte de turismo mais produtivo.

Aproveite!

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