Em suma, trocar os veículos da frota trata-se de realizar uma renovação dos fatores essenciais para a realização das entregas e prestação de serviços.
Apesar de muitos gestores acharem que não, essa atitude é de extrema importância para as companhias que dependem de frota, tendo em vista que os veículos precisam estar sempre gerando o melhor desempenho possível.
Por conta disso, realizar uma análise da condição da frota e das necessidades das suas operações de campo é uma boa forma de avaliar o momento certo de trocar os veículos da frota.
Para te auxiliar nesse processo, preparamos algumas dicas de como você pode fazer essa avaliação, bem como trataremos sobre a importância de realizar a renovação da frota.
Acompanhe conosco!
Resumidamente, o ato de trocar os veículos reflete bastante cuidado e constante evolução por parte da sua frota veicular, que está sempre buscando a melhor performance.
Inclusive, de acordo com a Icetran, veículos em má qualidade - sem conservação e com muito tempo de uso - correm o risco de acidentes de trânsito em um percentual de 30% a mais do que os veículos que estão conservados e “em dia”.
Ou seja, realizar a renovação da frota é importante para evitar que maiores consequências ocorram, como danos à segurança das operações ou prejuízo financeiro.
Além disso, ao trocar os veículos, você aprimora ainda mais a imagem da sua empresa, visto que os veículos refletem muitas qualidades acerca da sua marca.
Se a sua frota está nova, bem preservada, com a manutenção em dia e transparecendo uma boa conservação, os clientes terão uma boa imagem da sua empresa e, por conseguinte, passarão a divulgar o seu serviço.
Ou seja, para além de reduzir gastos - em possíveis acidentes de trânsito e em manutenções corretivas - a troca dos veículos ainda possibilita um melhor rendimento das suas operações e crescimento para sua empresa.
Para que você passe a aproveitar esses benefícios da renovação da frota, separamos 3 dicas que irão te ajudar a identificar o momento certo.
Assim, você não precisará sofrer com problemas decorrentes dessa necessidade, por não ter o conhecimento de que é a hora certa.
Confira:
Os veículos apresentam muitos sinais quando estão deteriorando-se.
Por esse motivo, é necessário que você fique atento a cada um deles, a fim de não perder o momento certo da troca.
Para iniciar, há os sinais relacionados à manutenção:
Se os veículos da frota estão entoando sons esquisitos, agudos e muito altos, esse pode ser um sinal de falta de conservação.
Todavia, não se engane: em alguns casos, os sons podem indicar apenas que o veículo está precisando de uma revisão.
O problema está quando mesmo que sejam realizadas revisões periódicas, o veículo continua apresentando tais barulhos.
Isso pode indicar que o veículo está velho e precisa ser substituído, uma vez que nem mesmo as manutenções preventivas são capazes de extinguir esse problema.
Atente-se: eles podem vir do motor, dos pneus, do sistema de suspensão ou dos freios. São várias as possibilidades!
Nesse cenário, o ideal é encaminhar os veículos da frota para uma oficina, para que seja feito um check up.
Outro sinal de que pode ser o momento de trocar os veículos da frota é o número de manutenções corretivas pelas quais o automóvel/caminhão/moto está passando nos últimos dias.
Resumidamente, as manutenções corretivas são necessárias quando ocorrem danos que precisam imediatamente de reparos, para que os veículos voltem a desempenhar suas funções.
Na maioria dos casos, quando é preciso que elas sejam feitas, os veículos ficam em desuso por alguns dias, até ficarem prontos (até que a oficina finalize o trabalho).
Aliás, esse é um ponto bastante desfavorável para a sua empresa, já que a produtividade passa por uma queda.
Os gastos elevados em combustível são outro sinal de que pode ser o momento certo de trocar os veículos da frota.
O desperdício em excesso pode ser um indicativo de problemas no filtro de combustível ou em outra peça relacionada a isso.
Quando o consumo do veículo passa a ser maior do que o regular, é preciso prestar atenção. As peças podem estar desgastadas.
Além de ficar atento aos sinais - relacionados à conservação - que o veículo dá, uma outra forma de saber o momento certo de trocar os veículos da frota é avaliando o tipo de transporte.
Por exemplo, se a sua empresa realiza entregas, pode ser que a carga seja pesada ou tenha dimensões muito grandes, que não pode ser comportada adequadamente pelo veículo que você porta.
Sendo assim, considere trocar o veículo por um modelo diferenciado, que seja desenvolvido especialmente para esse objetivo: o transporte de produtos.
Uma sugestão é o uso de picapes para entregas pequenas e de furgões para entregas grandes, por exemplo.
Por fim, deve-se destacar o impacto que as mudanças da tecnologia e as novas necessidades que cada ano traz.
Mesmo que o veículo da sua frota esteja bem conservado e não apresente grandes problemas, pode ser o momento de trocá-lo, sim!
Isso porque para um bom desempenho das suas operações e para o sucesso da sua economia, a tecnologia do veículo deve ser compatível com o momento atual.
Portanto, se os seus automóveis são ultrapassados nesse sentido, talvez seja a hora de trocar os veículos da frota.
O ideal para que todas essas coisas sejam efetivas é aplicar na sua empresa um sistema de gestão de frotas, o qual irá cuidar dessa parte de manutenção e irá objetivar a produtividade das operações.
Assim, será muito mais fácil ter uma visão abrangente da sua frota e suas necessidades.
Saiba mais sobre como gerir a sua frota!
Tag: custos, frota, gerenciamento financeiro, montar uma frotaRotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!